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Obra "Sem título" de Paulo Werneck, fotografada por Cleber Medeiros Trata-se de um mosaico em pastilha de cerâmica tamanho 2,54m x 12,0m |
Muito interessante a matéria "O uso do travelling na fotografia estática" publicada na Revista Photos & Imagens. Nela, o fotógrafo Cleber Medeiros conta como ele conseguiu fotografar uma obra de arte tão grande, num espaço físico com recuo de apenas 4 metros.
Ele conta que várias idéias passaram pela cabeça da equipe: usar uma objetiva de 10mm que provocaria distorções a serem "consertadas" na pós-produção; usar uma cabeça panorâmica cuja correção de perspectiva seria mais difícil... ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVTnNIN8t9wTHKt1PD88_sH7OfjOBHyokosdvbID8GNW43vlPBv3ehbQ1LL-xewxyz6GqErQ57fvltwiOUM-4kMniao8DCegxRs9bo0qklzEOk7c7veT5sW1fvbr9Vr91r8RXovILvaA0/s200/travelling.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVTnNIN8t9wTHKt1PD88_sH7OfjOBHyokosdvbID8GNW43vlPBv3ehbQ1LL-xewxyz6GqErQ57fvltwiOUM-4kMniao8DCegxRs9bo0qklzEOk7c7veT5sW1fvbr9Vr91r8RXovILvaA0/s200/travelling.jpg)
Resultado: optaram por um travelling, ou seja, utilizar um carrinho onde uma câmera foi montada em paralelo à obra. Com uma lente normal, sem distorções, eles produziram três fotos, uma de cada parte da obra, para depois juntá-las no Photoshop com o máximo de precisão.
Na soma dos 12MP que ele utilizou em cada disparo, a foto final, descontados os cortes, ficou com 30MP.
Excelente ideia, não?
Fonte: Revista Photos & Imagens nº 77, págs 52-53.
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