segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Michael Snow e a famosa foto "Authorization"

"Authorization" - Michael Snow (1969)
Michael Snow, é um artista canadense nascido em 1929 que trabalha com pintura, escultura, vídeo, fotografia, holografia, desenho, livros e música. O trabalho publicado acima "Authorization" aparece logo no inicio do livro "O Ato Fotográfico" de Phillipe Dubois (há informações sobre esse livro no próprio blog) e eu gostaria de compartilhar com vocês uma análise resumida que Dubois fez dela:
"Descrever essa obra não é fácil, justamente porquê não é simplesmente uma imagem, uma foto, mas, antes, um dispositivo (uma instalação, para retormar um termo da arte contemporânea) que coloca em situação o fotógrafo e o observador. À primeira vista, tudo parece muito simples: um grande espelho encerrado numa moldura de metal (54,6 x 44,5cm) no qual foram coladas cinco fotografias polaróide em branco e preto, uma bem no alto, no canto esquerdo do espelho, as quatro unidas bem no centro de maneira a formar um retângulo, ele próprio enquadrado por quatro pedaços de fita auto-adesiva cinza colados no espelho. A simplicidade artesanal desaparece a partir do momento em que se percebe que estes devem ser lidos segundo uma progressão cronológica, já que eles são o registro de uma série pré-ordenada de acontecimentos que ocorreram no espelho e que são justamente a obra tal qual a vemos.
Em primeiro lugar Snow pegou um espelho e delimitou com a fita cinza, no centro de sua superfície, um espaço retangular que corresponde ao agrupamento de quatro fotos polaroide. Em seguida, ele colocou uma câmera de polaroide bem diante do espelho, focou em sua imagem refletida e tirou a primeira foto. Essa foto foi colada no quarto superior do retângulo de adesivo. O espelho agora não está mais virgem. Snow colou-se nele. Em seguida ele faz a segunda foto, que capta portanto a primeira, e cola-a à direita da que já está lá. Faz mais duas fotografias seguindo o mesmo método, preenchendo por completo o campo central.
Na quinta e derradeira foto, Snow registra o todo sem modificar nada no foco nem no enquadramento e deposita essa imagem bem no alto à esquerda, na ponta do espelho, fechando o processo.
O resultado final - com as cinco polaroides - é um trabalho que restitui a história da obra ao mesmo tempo em que a fazem. São ao mesmo tempo o próprio ato e sua memória.
O trabalho está exposto na Galeria Nacional em Ottawa. Por ficar bem na altura do rosto das pessoas o observador vê o espelho mas pouco de seu reflexo aparece já que ele está ocupado pelo auto-retrato de Snow, um rosto que esteve ali, no passado. No momento presente o expectador do trabalho se vê apenas e parcialmente pelas bordas. O trabalho é bem mais que uma simples foto: é o acionamento da própria fotografia."