![]() |
Compacta |
COMPACTAS
Constituem a grande maioria das câmeras disponíveis no mercado. Com preços começando na casa dos R$300 ou menos, são acessíveis à maioria da população. A maior vantagem destas câmeras é o tamanho e o peso reduzido; alguns modelos podem ser carregados perfeitamente no bolso de uma calça. Por isso, são câmeras para o cotidiano e para usuários mais simples, já que são point and shoot, ou seja, seu trabalho ao fotografar se resume a apertar um botão; a câmera faz todo o resto. Mas, ainda assim, é possível encontrar modelos mais sofisticados - e mais caros - que incluem o modo manual de abertura e velocidade, recomendados para quem quer estudar. Praticamente todas as marcas possuem câmeras compactas no mercado. Procure sempre adquirir uma que possua assistência autorizada em sua cidade.
PROSUMER
![]() |
Prosumer |
Esta é uma alternativa relativamente nova. São câmeras de tamanho relativamente pequeno, com sensor bem maior ao das compactas e das prosumers e que trocam as lentes. A qualidade da imagem é bem melhor que dos modelos anteriores o que pode se tornar uma boa opção para quem não quer partir para as reflex. Dependendo do tipo podem ser chamadas de Micro Four Thirds (Micro 4/3) ou EVIL (Eletronic Viewfinder Interchamgeble Lens).
Reflex |
REFLEX
É o tipo de câmera usado pela maioria do profissionais. Dizer que são as mais completas é um tanto estranho, mas são, sem dúvida, as mais customizáveis, uma vez que podem receber outras lentes, flashes e acessórios infinitos. O termo reflex (DSLR – Digital Single-Lens Reflex) define bem sua diferença das outras digitais. Enquanto nas compactas a imagem é capturada e vista em um LCD e nas prosumers escolhe-se entre o LCD e um visor eletrônico, que gasta alguma bateria, nas reflex a imagem é vista diretamente pelo olho do fotógrafo através de espelhos no corpo da câmera, por isso o nome reflex.
As reflex são as mais recomendadas para quem quer estudar, mas há modelos mais caros, muito sofisticados, que talvez não valha a pena para começar. Pense num modelo mais básico, as chamadas "câmeras de entrada", também conhecidas como semi-profissionais, com o modo manual de operação incluído. Esta será sempre a escolha mais acertada, a menos que você realmente prefira algo menor.
A diferença das reflex semi-profissionais para as profissionais são, em geral, o tamanho do sensor (nas profissionais costuma vir o sensor fullframe que é do tamanho de um fotograma do filme de 35mm), elas não costumam ter flash embutido (já que o fotógrafo profissional provavelmente não usará) e elas costumam vir com conexões diretas para cabo PC, o que permitiria uma ligação simples de um flash de estúdio, além de serem mais duráveis, resistentes e robustas.
Então, antes de sair pesquisando que câmera comprar, defina primeiramente que tipo de câmera você precisa.
Matéria baseada no site "Clicando e Andando" de Pedro Rocha.