"As câmeras digitais estão longe de ser imune aos desafios ambientais que afetam tantos produtos eletrônicos. Na verdade, as câmeras digitais modernas são bastante sensíveis à poeira, impressão digital, líquidos de todas as variedades e um monte de outras coisas. Uma pequena sujeirinha pode fazer um estrago enorme e te deixar bastante irritado. Por exemplo, uma pequena quantidade de pó nas lentes da câmera pode criar pontos nas suas imagens.
Em muitos casos, você nem percebe essas manchas porque elas se misturam com partes da imagem – como nas sombras das árvores atrás da sua família, por exemplo. No entanto, de vez em quando, esses pontos acabam caindo no lugar errado, como no rosto de alguém, estragando toda a foto.
Além de estragar a foto que você tirou tão bem, a sujeira pode estragar a sua câmera causando problemas físicos que eventualmente podem levar a um completo mau funcionamento. Por exemplo, usar a câmera no meio de uma tempestade de areia ou vendaval é pedir problema – a sujeira encontrada no ar certamente encontrará no seu caminho as minúsculas fendas da sua câmera. E isso é duplamente verdadeiro se você usa uma câmera SLR na qual a mudança de lentes pode expor ainda mais a sua câmera à sujeira do ar.
Por isso, talvez a primeira lição sobre limpeza de sua câmera digital seja esta – faça o melhor para manter a sua câmera limpa desde o começo. Use estojo protetor com zíper para que a maior parte da sujeira não tenha contato com a sua câmera durante o transporte da mesma. E se você já sabe que irá para áreas com muita poeira, sele a sua câmera enrolando-a em uma sacola de plástico antes de sair de casa.
No entanto, não importa quão cuidadoso você venha a ser, é muito provável que a sua câmera precise eventualmente de um mínimo de limpeza. Continue a ler para ver como você pode manter a sua câmera limpa para conseguir tiras as fotografias mais claras e nítidas possíveis.
A lente de sua câmera digital é bastante delicada e merece um tratamento especial - portanto, vamos tratar especificamente sobre ela na próxima página. Enquanto isso falaremos sobre a limpeza da máquina em si e seus acessórios.
Vamos começar pela parte externa da câmera. Entenda que a sua câmera passa a maior parte do tempo dentro de um estojo almofadado. E aqui não importa se o estojo cabe no bolso ou é uma pequena maleta - o que importa é que ele também fica sujo.
Se você usa uma pequena maleta, remova todos os acessórios da câmera e chacoalhe a maleta de ponta cabeça para que toda a sujeira que estava em seu interior caia. Faça isso dentro da pia e você se surpreenderá com a quantidade de sujeira que irá cair dentro da água. Maletas maiores exigem uma esponja ou um pano úmido para que o interior fique bem limpo.
Agora é hora de limpar o corpo da câmera. Provavelmente há muitas marcas de dedos e talvez alguma outra sujeira oleosa na câmera. Use uma pequena escova de limpeza para limpar o excesso de sujeira no exterior da câmera. Você encontra essas escovas em lojas especializadas em câmeras fotográficas. As escovas normalmente vêm equipadas com lâmpadas de borracha que lhe permitem baforar ar para remover a poeira (evite usar ar comprimido para este fim porque ele é potente demais; o uso de propelentes líquidos também pode estragar a máquina).
Use um pano macio para remover a sujeira que restou. Um tecido de microfibra especialmente feito para lentes de câmera funciona bem - mas, atenção, não use panos de microfibras feitos para óculos. Aplique uma pequena quantidade de água para umedecer o pano, se necessário, mas só para remover a sujeira mais grossa.
Não invista em produtos químicos de limpeza para a sua câmera a não ser que o fabricante da mesma o instrua para tal. Além de caros, esses produtos podem estragar a câmera se não forem usados corretamente.
Se você tem uma câmera digital SLR provavelmente já sabe que está expondo o sensor de imagem à poeira e outros detritos cada vez que muda as lentes. Muitas SLRs modernas têm sofisticados sensores de limpeza que mantêm a máquina limpa sem qualquer ação de sua parte. No entanto, de vez em quando, uma ou outra sujeira ainda aparecerá e você precisará removê-la.
As SLRs são diferentes, portanto, procure na internet instruções sobre como limpar o seu modelo em específico. Mas o processo básico normalmente é o mesmo. Você terá que optar pelo modo de limpeza na câmera e então usar uma escova de limpeza de sensor (também disponível para compra na internet) para cuidadosamente remover a sujeira do sensor.
Limpar o sensor é um processo delicado e se você não tiver cuidado pode acabar estragando a câmera. Mas com um pouco de pesquisa você mesmo pode limpar o sensor da sua máquina sem ter que pagar alguém para fazê-lo.
As lentes de sua câmera são a janela para o mundo. E essa janela fica exposta a praticamente tudo – vento, poeira, umidade e marcas de dedos.
Sem lentes limpas, a qualidade da imagem pode sofrer. Pequenas partículas podem criar pontos nas suas fotos e manchas podem deformar a luz e cores. O uso de processos corretos é a chave para limpar as suas lentes de maneira eficiente sem causar arranhões que afetem a qualidade das mesmas.
Primeiramente é preciso remover o excesso de poeira e sujeira das lentes. Faça isso devagar e com muito cuidado para evitar arranhões. Usando uma escova própria para limpeza de lentes, incline as lentes para baixo e faça movimentos circulares para remover a sujeira, deixando-a cair no chão.
A linha onde a borda das lentes encontra a tampa das mesmas tende a reter mais poeira. Escove bem essa área para se certificar de que a maior parte da sujeira tenha saído dali.
Verifique o seu trabalho. Se você inclinar as lentes da câmera em direção à luz em um determinado ângulo, será capaz de ver se conseguiu remover a maioria das partículas ou não. Normalmente você verá alguns “retardatários” que precisarão de mais atenção. Nunca esfregue as lentes se você ver partículas na sua superfície.
Depois de ter espanado a poeira para fora das lentes, foque o seu trabalho em remover manchas e resíduos oleosos. Para esta tarefa você precisará de tecidos próprios para limpeza de lentes que podem ser comprados nas lojas que vendem câmeras fotográficas.
Antes de limpar as lentes, entenda essa regra básica – as lentes precisam estar sempre úmidas antes de você esfregá-las para não causar arranhões. A forma mais fácil de umedecer as lentes é simplesmente abrir a sua boca e respirar em direção às lentes. Além de fácil, isso é tão eficiente como os fluídos próprios para limpeza.
Uma vez que a lente esteja embaçada, esfregue gentilmente a lente com o tecido próprio fazendo um movimento circular. Repita o procedimento para manchas difíceis.
Você pode usar o mesmo processo para limpar qualquer fitro que use em sua câmera. E não se esqueça de limpar a tampa da lente.
Algumas pessoas defendem o uso constante de filtros de limpeza para proteger as superfícies das lentes, especialmente quando se usa lentes SLR caras. Isso certamente protegerá as lentes contra arranhões e sujeira, mas os filtros (especialmente os mais baratos) afetam negativamente a qualidade da imagem, então é preciso pensar até que ponto isso vale a pena.
Como você pode ver, manter a sua câmera limpa não toma muito tempo ou dinheiro – apenas um pouco de cuidado da sua parte."
Fonte: "Como limpar uma câmera digital" por Nathan Chandler, traduzido por HowStuffWorks Brasil