domingo, 18 de dezembro de 2011

Livro: "História da Arte do Século XX - Ideias e Movimentos" - Lucio Agra (2004)


Você sabe o que William Shakespeare, Aristóteles, Rosseau, Picasso, Boudelaire e Monet têm em comum? São influências fundamentais para a formação política, social e artística mundiais. E neste completo manual de arte do século XX você descobrirá de que formas estes importantíssimos nomes se relacionam e contribuem com o desenvolvimento do pensamento artístico intelectual do mundo.

O autor deste título, primeiramente, contextualiza seu leitor e relaciona representações artísticas dos séculos XVIII e XIX a sucessões de fatos históricos mundiais, como as Revoluções Francesa e Industrial. Sua explanação é concisa, porém, de conteúdo suficiente para instigar a vontade de todos de mergulhar na profunda e repleta História da Arte.

Discorre livremente sobre a Arte Moderna mundial fazendo grande menção às Vanguardas Européias e seus respectivos representantes. Monet e Picasso são dois dos muitos nomes destacados por Lucio Agra ao descrever o Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Separa um capítulo especial para as Vanguardas Russas e, ainda, perpassa sobre os conceitos “moderno”, “pós-moderno” e “contemporâneo”.

Portanto, "História da Arte do Século XX: idéias e movimentos" relata qual a idéia da Arte Moderna e Contemporânea, e o movimento da história do mundo influenciado por ela.

Lucio Agra é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor da área de Performance na Graduação em Comunicação das artes do Corpo da PUC-SP e do Centro Universitário Senac-SP.

Editôra Anhembi-Morumbi
Coleção Moda e Comunicação