domingo, 18 de dezembro de 2011

Como surgiu o retrato

Carte de Visite de Abraham Lincoln (c) Alexander Gardner 1865
 Saiu na Revista Fhox, autoria Clicio Barroso:

"A partir do momento em que, em meados do século 19, os avanços na estrutura química dos suportes fotográficos permitem tempos de exposição mais curtos, pessoas importantes ou anônimas começaram a ser fotografadas, por vaidade ou curiosidade, possibilitando uma ilusória imortalidade do fotografado.

Quando chega a virada do século, a fotografia de retratos torna-se uma verdadeira febre, sendo que Paris e Londres foram tomadas por estúdios de retratistas, onde todos, nobres ou plebeus, queriam ser imortalizados, e as cartes de visite (pequenos cartões de visita com a fotografia do portador) fizeram de alguns fotógrafos da época verdadeiros milionários.

Com este início de sucesso, o retrato passa a ser considerado uma das categorias nobres da fotografia, e uma forma comercialmente importante para tornar viável o mercado da fotografia profissional; ganha-se dinheiro suficiente para tocar o negócio, a vida familiar e permitir que o fotógrafo se dedique exclusivamente a seu estúdio, não como uma atividade secundária, mas sim única.

Esta tradição européia do retrato é trazida ao Brasil pelos imigrantes do começo do século 20, e logo surgem os estúdios dedicados a ele, principalmente no sul e no Rio de Janeiro.

Com o passar das décadas, a fotografia foi se popularizando, ficando mais acessível a todos e, no final do século 20, a imagem, estimulada pela mídia, passa a ter importância crescente na vida das pessoas, e o estúdio de retratos volta a ser bastante procurado."