sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entenda o que é um Printer Certificado

Vista parcial da Exposição "Living Room - Quarto Vivo" na Emma Thomas (2007)
Quem trabalha com impressões fine-art está sempre se debatendo em busca de um bom laboratório para executar suas ampliações.

Em era de digital as impressões jato-de-tinta adquiriram muita qualidade, permitindo que o fotógrafo-artista possa hoje escolher entre ampliar uma foto em processo químico - utilizando papéis fotográficos tradicionais, à base de prata, com revelação química e tudo mais - ou ampliar em papéis diversos, os chamados "papéis de qualidade fotográfica" que imitam a gramatura e a superfície dos de prata, porém são impressos em impressoras jato-de-tinta e similares.

Esses papéis de qualidade fotográfica vêm sendo bastante utilizados nas impressões fine-art já que a variedade de superfícies, as opções em gramaturas e a possibilidade de serem comprados em versões 100% algodão, livres de ácido (PH neutro), que atendem a padrões museológicos de durabilidade, cativam àqueles que pensam em expor em galerias e procuram alternativas diferenciadas.

Em São Paulo é cada vez maior o número de laboratórios que vêm implantando essa alternativa de impressão.

Eu, pessoalmente, já executei alguns trabalhos autorais utilizando esse tipo de material, porém, o que mais me chamou a atenção foi o fato de muitos laboratórios não saberem o que é PH neutro e oferecerem na venda casada, as alternativas de adesivagem em superfícies ácidas, com colas ácidas ou montagem em passepatours ácidos.

Outra questão diz respeito à impressora propriamente dita, já que soube recentemente que "tintas minerais" são mais adequadas nesse tipo de impressão do que as tintas comuns. É possível, inclusive, localizar na internet documentos da Epson sobre que tintas podem ser usadas em papéis fine-art Hahnemühle e Canson para que o material dure. Veja em http://www.canson-infinity.com/pt/iso_album/press_release_en_digigraphie_canson_july09.pdf

Recentemente, numa palestra sobre os papéis Canson, soube que para a fábrica dar garantia de vida longa às imagens impressas nessa linha de papéis, haveria necessidade que o printer (o impressor) utilizasse a tinta correta e o consumidor final tomasse certos cuidados com a escolha da moldura e o local onde o trabalho ficará exposto.

No tocante ao manuseio, o próprio site da Canson publicou um excelente material que pode ser acessado através do site http://www.canson-infinity.com/pt/printing_storing.asp

Já, com relação ao printer, como ter garantia de ele estaria utilizando a tinta correta e manuseando adequadamente o papel?

A solução está em se utilizar o tal "Printer Certificado" que, em resumo, é um impressor que segue à risca todos os requisitos recomendados e que, através de uma espécie de aval da fábrica de papéis, estaria apto a receber um certificado de printer qualificado. O usuário que utilizar esse printer sai do laboratório de impressão com sua cópia acompanhada de um certificado impresso que dá todas as garantias de durabilidade.

Certificado da Fotospot
Tive oportunidade de ver esses certificados anexos nas impressões de fotografias vendidas pela Fotospot. Achei muito interessante como eles ampliaram esse certificado, acrescentando informações sobre a tiragem, a autenticidade da obra e dicas de manuseio e conservação.

Segundo o representante da Canson há apenas um printer certificado por eles no Brasil. Numa busca pela internet descobri que é o ADI - Atelier de Impressão de Recife que, através do fotógrafo Clicio Barroso já está se estabelecendo em São Paulo, no bairro de Pinheiros.

Com isso, acho que já podemos ver uma luz no fim do túnel. 

ADI - Atelier de Impressão

Canson Infinity

Fotospot