terça-feira, 3 de maio de 2011

The Commons - Fotos sem restrições de direitos autorais conhecidos


 Fotos da Hartlepool Borough Council
Se você tiver uma conta no Flickr, vale a pena dar uma olhada na página do "The Commons".

Trata-se de uma espécie de banco de imagens alimentado por instituições culturais que estão dispostas a compartilhar imagens livres de restrições de direitos autorais, numa modalidade chamada "sem restrições de direitos autorais conhecidos".

Nessa modalidade se incluem fotografias difíceis de analisar segundo as leis de direitos autorais, não apenas porque as leis em todo o mundo diferem em relação à extensão e à duração da proteção, mas também porque as próprias fotografias geralmente não possuem créditos, datas ou outras informações para identificação.

Bibliotecas, museus e outras instituições culturais possuem ampla experiência com fotografias, pois frequentemente coletam, preservam, documentam e estudam essas fotos de acordo com suas missões sem fins lucrativos. Entretanto, em muitos casos, uma instituição cultural não será a detentora dos direitos segundo as leis dos direitos autorais. Portanto, não é possível nem conceder permissão a outros que desejam usar a fotografia nem fornecer uma garantia de que a foto está no domínio público.

Assim, ao declarar "SEM RESTRIÇÕES DE DIREITOS AUTORAIS CONHECIDAS", as instituições participantes não fornecem uma garantia expressa a terceiros que desejem usar ou reproduzir uma foto. Portanto, se você resolver usar, recomenda-se fazer uma análise mais acurada antes de prosseguir.

O "The Commons" conta com 48 instituições, como museus, bibliotecas, institutos e arquivos em geral.

Ao acessar o link além de ser possível baixar a imagem desejada, pode-se colaborar contribuindo com a descrição das coleções.