segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como e onde vender suas fotografias


Fotos à venda em rua comercial de Buenos Aires
Foto: Beth Barone
Esta é uma pergunta recorrente, tanto por parte dos iniciantes como por parte de fotógrafos e artistas em geral: como devo fazer para vender minhas fotografias? Há diversos caminhos a seguir. Dependendo do tipo de material que você possuir considere algumas possibilidades:

- BANCOS DE IMAGENS
Um lugar interessante para se comercializar uma fotografia é o Banco de Imagens. Uma mera busca no Google irá levá-lo a uma lista interminável deles, como o Getty Images, Stock Images, Keystone e outros. Antes de levar seu material até lá, seria interessante pesquisar com que tipo de imagem o banco trabalha, pois há os especializados em publicidade, os que só trabalham com material fotojornalístico, os que vendem apenas fotos do Brasil... enfim... descubra primeiro qual é o perfil do local para depois partir para um contato. Em geral os Bancos só aceitam receber material de excelente qualidade técnica e preferem os cromos (slides) ou os arquivos RAW, mas isso pode variar dependendo do que você tiver para oferecer. Se seu material for aceito, essas empresas ficam com as imagens numa espécie de "consignação para locação" e disponibilizam as imagens num site ou catálogo impresso que ficará à disposição de agências de publicidade, editoras e empresas de comunicação visual em geral. Caso alguém se interesse eles fazem a venda e você recebe sua parte. É comum solicitarem nota fiscal.

- LOJAS DE DECORAÇÃO
Outra alternativa são as lojas de decoração. Um caminho seria visitar o local, checar o estilo do material que está à venda, os preços de venda ao consumidor final e, só depois disso, partir para procurar o comprador da respectiva loja. Prepare-se para ter que fornecer a foto como um objeto, ou seja, com moldura e tudo mais. Há necessidade de nota fiscal de comércio.

- ESPAÇOS EXPOSITIVOS
Em São Paulo há diversos espaços expositivos que trabalham com venda. Note que não estou me referindo aqui à Galeria de Arte, mas sim aos espaços alternativos como restaurantes, bares noturnos, clubes, escolas e pequenos espaços de mostras fotográficas. Entre em contato e visite o administrador do local, mas vá preparado para bancar tudo, desde a exposição em si quanto montagem e divulgação.

- GALERIA DE ARTE
Aqui necessita-se ter um trabalho artístico de boa qualidade e conseguir uma galeria que o represente. Para ingressar numa galeria é necessário conseguir agendar uma leitura de portfólio como o curador responsável. Para isso pode-se procurar pelo galerista, tentar descobrir se aceitam ver seu material. Porém, é mais comum, as galerias contarem com seus "olheiros" que ficam atentos com tudo que está sendo exposto por aí, preferindo convidar os artistas que querem representar. Durante todo ano instituições como o Itaú Cultural, o Centro Cultural Vergueiro, o MIS, o Paço das Artes, os Salões de Arte em geral... costumam abrir os editais de arte. Fique atento e inscreva-se. Pode ser uma maneira de ser visto por um desses olheiros e chegar lá. 

- LEILÕES
Recentemente soube que casas de leilões também trabalham com venda de material fotográfico. Entretanto eles só trabalham com lotes - que podem ser fotos suas ou coleções de sua propriedade que você apenas quer revender. A Bolsa de Arte, por exemplo, diz que fotos novas de fotógrafos iniciantes são praticamente impossíveis de vender num leilão. Em geral vendem bem as de tiragem limitada, que não existem mais cópias no mercado e de autores consagrados, principalmente já falecidos.

- GALERIAS E LOJAS VIRTUAIS
Galerias on-line - sem espaço físico - e lojas on-line, também podem ser uma alternativa. A vantagem aqui é não ter que preparar nada físico já que fotos digitais e material digitalizado é o que necessitam. Também aqui a dica é vasculhar os sites, checar o estilo, o nivel de importância dos artistas e verificar se aceitam ver as suas imagens.

- VENDA VOCÊ MESMO
Flickr, blog ou sites pessoais podem ser um ótimo caminho também. Boa qualidade técnica, tiragens menores e numeradas, atestado de autenticidade da autoria e do printer ajudam a valorizar o material. Prometo que, em breve, farei uma postagem elucidando melhor esses pontos.

Boa sorte!