sábado, 6 de novembro de 2010

Que câmera devo comprar?

Essa é a pergunta que eu mais ouço. E é uma pergunta difícil de responder, pois há preços e preços, usos e usos, preferências e preferências, marcas e marcas... Entretanto há alguns caminhos possíveis de seguir para fazer uma boa escolha.

1) Analógica ou digital? Se ainda estiver em dúvida acesse esta postagem:
http://sosfotografia.blogspot.com/2010/10/camera-analogica-x-camera-digital.html

2) Decida se você gostaria de comprar uma câmera compacta, prosumer ou reflex. Há uma postagem neste blog que poderá esclarecer essa sua decisão. Veja em:
http://sosfotografia.blogspot.com/2010/10/compacta-x-prosumer-x-reflex-qual.html

3) Com o tipo de câmera escolhido decida com que marca você quer ficar. Sugestões? Canon, Nikon e Sony são sempre boas escolhas. Leve em consideração o local onde você mora e veja se há assistência técnica autorizada nas proximidades de sua casa.

4) Agora. o ideal, é você entrar nos sites dos fabricantes para ver quais modelos estão em linha.

5) Se ficar em dúvida entre os modelos basta acessar algum site que permita traçar um comparativo entre os modelos.
Um site muito interessante é o Digital Photography Review: http://www.dpreview.com/
Na tag "Specifications" você poderá acessar as marcas dos fabricantes. Ao clicar sobre a marca você terá uma lista dos modelos em linha e dos modelos já descontinuados. Em "Buying Guide" - "Side-by-Side Comparision" você poderá colocar lado a lado os modelos que deseja comparar que o próprio site traça o comparativo. Há também um excelente glossário de termos fotográficos e uma galeria com imagens dos usuários do site.

Boa sorte!