sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Compacta x Prosumer x Mirrorless x Reflex - Qual escolher?

Compacta
COMPACTAS
Constituem a grande maioria das câmeras disponíveis no mercado. Com preços começando na casa dos R$300 ou menos, são acessíveis à maioria da população. A maior vantagem destas câmeras é o tamanho e o peso reduzido; alguns modelos podem ser carregados perfeitamente no bolso de uma calça. Por isso, são câmeras para o cotidiano e para usuários mais simples, já que são point and shoot, ou seja, seu trabalho ao fotografar se resume a apertar um botão; a câmera faz todo o resto. Mas, ainda assim, é possível encontrar modelos mais sofisticados - e mais caros - que incluem o modo manual de abertura e velocidade, recomendados para quem quer estudar. Praticamente todas as marcas possuem câmeras compactas no mercado. Procure sempre adquirir uma que possua assistência autorizada em sua cidade.

                                                                                                            PROSUMER
Prosumer
As câmeras prosumers são justamente um meio termo entre as compactas e as reflex, apesar de seu grau de parentesco maior ser com as compactas. O que as difere destas são suas dimensões, um pouco maiores, e a lente que, por não ser removível tende a ser muito poderosa podendo alcançar 20, 30 ou 40xs de zoom óptico. Em resumo, é uma câmera compacta mais turbinada. Apesar do visual profissional de algumas, o fato das lentes não serem removíveis, afasta a câmera das comparações com uma reflex. Ainda assim, possuem maiores possibilidades de regulagens manuais e compatibilidade com uma grande quantidade de acessórios.


Mirrorless

MIRRORLESS MICRO FOUR THIRDS / EVIL
Esta é uma alternativa relativamente nova. São câmeras de tamanho relativamente pequeno, com sensor bem maior ao das compactas e das prosumers e que trocam as lentes. A qualidade da imagem é bem melhor que dos modelos anteriores o que pode se tornar uma boa opção para quem não quer partir para as reflex. Dependendo do tipo podem ser chamadas de Micro Four Thirds (Micro 4/3) ou EVIL (Eletronic Viewfinder Interchamgeble Lens).



Reflex

REFLEX
É o tipo de câmera usado pela maioria do profissionais. Dizer que são as mais completas é um tanto estranho, mas são, sem dúvida, as mais customizáveis, uma vez que podem receber outras lentes, flashes e acessórios infinitos. O termo reflex (DSLR – Digital Single-Lens Reflex) define bem sua diferença das outras digitais. Enquanto nas compactas a imagem é capturada e vista em um LCD e nas prosumers escolhe-se entre o LCD e um visor eletrônico, que gasta alguma bateria, nas reflex a imagem é vista diretamente pelo olho do fotógrafo através de espelhos no corpo da câmera, por isso o nome reflex.

As reflex são as mais recomendadas para quem quer estudar, mas há modelos mais caros, muito sofisticados, que talvez não valha a pena para começar. Pense num modelo mais básico, as chamadas "câmeras de entrada", também conhecidas como semi-profissionais, com o modo manual de operação incluído. Esta será sempre a escolha mais acertada, a menos que você realmente prefira algo menor.

A diferença das reflex semi-profissionais para as profissionais são, em geral, o tamanho do sensor (nas profissionais costuma vir o sensor fullframe que é do tamanho de um fotograma do filme de 35mm), elas não costumam ter flash embutido (já que o fotógrafo profissional provavelmente não usará) e elas costumam vir com conexões diretas para cabo PC, o que permitiria uma ligação simples de um flash de estúdio, além de serem mais duráveis, resistentes e robustas.

Então, antes de sair pesquisando que câmera comprar, defina primeiramente que tipo de câmera você precisa.

Matéria baseada no site "Clicando e Andando" de Pedro Rocha.