sábado, 30 de outubro de 2010

Câmera Analógica x Câmera Digital

04/11/06 - Mary perguntou:
Você poderia traçar um comparativo entre as câmeras analógicas (de filme) e as digitais?

Resposta:
Fotografia é fotografia, ou seja, escrita (grafia) com a ação da luz (foto).
O que muda do analógico para o digital é o suporte.
No analógico temos o filme fotográfico, à base de prata, que faz um registro de imagem físico-químico, dependendo de revelação química para ser visto.
No digital o registro é fotoelétrico, depende de eletricididade (bateria, pilha) para ser registrado e visto.
O aprendizado inicial: foco, enquadramento, abertura, velocidade, fotometria, composição, regulagem de flash... enfim... nada disso muda.
Vantagens do digital: economia com filmes, ver a foto na hora (e, talvez, ter a chance de refazer), poder manter as imagens num CD ou DVD sem gastar com impressões.
Desvantagens do digital: gasto excessivo com bateria, manutenção de uma câmera delicada que não aguenta trancos, chuva, excesso de calor e frio, cuidado duplicado com sujeiras no CCD (areia de praia, pó...).
No colorido o digital se sai bem, no P&B não chega nem perto do resultado do P&B analógico feito em ampliador manual.
Outra coisa que muda muito na comparação de um com o outro é o processamento do material.
No analógico segue-se a revelação de filmes (por você ou pelo laboratório), que envolve o fator surpresa, e, em seguida, a passagem para o papel (incluindo-se aqui o prazer do laboratório P&B).
No digital segue-se um curso de Photoshop, a necessidade de ter um bom computador em casa e a disposição de ficar horas à frente dele (principalmente se for hobby e você trabalhar o dia todo na frente de um).
São estilos diferentes.