sábado, 30 de outubro de 2010

Quais fatores podem encarecer uma lente?

07/11/06 - Roberto disse:
Recentemente comprei uma câmera nova e vi que as lentes podem variar bastante de preço. O que faz esses preços variarem tanto?

Resposta:
Diversos fatores afetam diretamente o preço de uma objetiva. São eles:

1. Marca - Esse é um item importante. A marca do próprio fabricante da câmera é sempre a melhor, porém uma lente Sigma também tem boa qualidade, já tive uma e achei que valeu a pena. Não recomendo marcas como Soligor, Takumar... Eu pessoalmente tive e não gostei. Não geravam fotos com boa definição.

2. Número f - Esse item pode encarecer ou baratear uma lente. Trata-se da abertura do diafragma. Seria o orifício por onde a luz vai passar para confeccionar a imagem no interior da câmera. Orifícios bem grandes são muito bem vindos por permitem que você fotografe com pouca luminosidade. O número f determina se a lente tem orifícios bem grandes ou não. Números f  bem pequenos como f/1,0 ou 1,2 ou 1,8 ou mesmo 2,0; 2,2; 2,8 são todos de bom tamanho e elevam sobremaneira o preço de uma lente. Quando o maior orifício começa em 3 ou 4, o preço já cai. Daí para fotografar com pouca luz você terá que elevar o ISO ou usar flash.

3. Daí vem a distância focal: esse número em mm que determina o tipo de lente que você vai comprar. 18~55mm é um bom começo. Ou 18~105mm se quiser algo mais amplo. Essas lentes zoom, podem vir ou não com macro embutido, porém elas não são tão boas quanto uma lente só macro. Macro boa é aquela que permite fazer fotos a 1cm de distância do objeto. Macros de 40cm, 30cm, não sei se valem a pena, pois, dependendo do preço, seria melhor deixar prá comprar depois uma lente só macro ou utilizar filtros close-up.

4. Por fim, vem a presença ou não dos estabilizadores de imagem - que a Canon chama de IS e a Nikon de VR. Com estabilizador encarece, mas evita o tremido quando a câmera atinge velocidades um pouco lentas.