sábado, 30 de outubro de 2010

4 maneiras de comprar filmes fotográficos

09/11/06 - Raja disse:
Tenho uma câmera analógica e vi que há filmes rebobinados, na lata, na caixa... Esses filmes são confiáveis? Qual a diferença entre eles?

Resposta:
Há 4 maneiras de se comprar um filme:


1) Original na caixa - Esse é o mais confiável. Vem naquela embalagem plástica e ainda dentro de uma caixinha de papel, com data de validade impressa.


2) Original Pro-Pack - Esse é o mesmo filme anterior, mas acomodado em uma única caixa grande. Existem algumas embalagens que vem 3 ou 6 rolinhos apenas, em geral o fotógrafo compra a caixa fechada. Mas existem caixas com 50, em geral são os lojistas que compram para revenda. Nesse caso a data de validade fica na caixa grande e você acaba levando os filmes apenas na embalagem de plástico. Sai mais em conta mas precisa ver a data de validade.

3) Filme de Lata - São filmes em rolo, com 30 ou 40 metros de comprimento, que saem bem em conta, pois não vem na bobina de metal. Você teria que comprar, ir num ambiente zero de luz, e colocar em bobinas. As bobinas são fáceis de se conseguir em lojas de foto (laboratórios) pois vão para o lixo. Só precisa ficar atento depois com a leitura do ISO via código DX, pois se você colocar um filme de ISO 100 numa bobina de ISO 800, teria que corrigir o ISO na câmera manualmente, já que ela vai ler como 800. A data de validade estará na lata.


4) Filme Rebobinado - Este é o mais perigoso. A lata que estava à venda ia vencer e o fabricante resolveu ele mesmo colocar nas bobinas e vender. Sai hiper barato, mas precisa ver a validade e essa quem vai lhe dizer é o vendedor. Precisa ser loja de confiança. Além disso há o risco do filme vir com alguma área velada (por descuido com o ambiente escuro) ou mesmo arranhado. É indicado apenas para se fazer experiências.