sábado, 2 de outubro de 2010

Manutenção de Equipamento

24/06/08 - Ricardo perguntou:
Olá, gostaria de algumas dicas de como guardar a minha maquina e material de limpeza, fiquei sabendo que tem um fungo que ataca a lente como a protejer deste maledito, gostaria de dicas pra iniciantes pois tenho o maior cuidado com a minha pequena. Já tenho um filtro para a lente.

24/06/08 - Graziela respondeu:
Bem, não sou expert no assunto, mas comprei um kit de limpeza para lente. Vem com um "fuc-fuc", hehehehehe...uma bombinha de ar com um pincel, para tirar a sugeira como areia, sal (para não arranhar), lencos de papel, para marcas de dedos e afins, mais um paninho e um líquido que nunca cheguei a usar.
Para evitar os fungos é legal deixar junto com a lente aqueles saquinhos de silica, que vem em caixas de sapato, bolsas de mulher, etc, que evita a umidade. É ela a maior vilã, causadora de fungos. Um fotógrafo, amigo meu, com anos de experiência me disse para colocar a lente pra tomar "banho de sol" em dias bem secos e quentes. Só a lente, sem a câmera.

Resposta:
É isso aí, a Graziela já matou! Os cuidados são esses mesmos. Sabemos que fungo é algo que se prolifera em ambientes úmidos então tem que deixar o equipamento tomar ar, evitar deixar muito tempo dentro de bolsas de couro, evitar armários fechados, principalmente com cheiro de mofo... enfim...
Silica gel é ótimo para ficar junto dos equipamentos. Existem sacos à venda bem grandes. Quando o "sal" que vem dentro do saco mudar de cor está na hora de comprar um novo ou de colocar o sal para secar em forno de cozinha e depois re-ensacar.

18/10/08 - Fábio escreveu:
Resolvi ressuscitar este tópico! Qual seria o kit ideal para limpeza das lentes e filtros?
Sobre armazenamento, li em vários lugares que o ideal é deixar o equipamento em um armário com um produto que retire a umidade do local. Em bolsas, o ideal é usar sacos de silica gel. Qual o procedimento correto?

Resposta:
Nunca é muito falar sobre conservação, principalmente em tempos de digital onde o sensor, além das lentes, fica sujeito a pegar umidade, criar fungos e reter sujeira.
Os cuidados são os já sabidos:
- Evitar deixar câmera e lentes em locais úmidos, bolsas de couro sem respiro, etc...
- Manter sacos de silica gel perto dos equipamentos.
- Manter os equipamentos arejados.
- Ter sempre à mão os kits de limpeza (lens cleaner + lenços especiais + fuc-fuc) para usar sempre que for identificado algum tipo de sujeira na parte externa das lentes.
- E agora, mais esse cuidado com o sensor (chip) que deve ser higienizado pela própria assistência técnica das câmeras quando notar que suas fotos estão saindo com manchas cinza na imagem (isso vale especialmente para as SLR).
Já quem tem muito equipamento como donos de estúdio, por exemplo, recomenda-se comprar um armário desumidificador que nada mais é que um armário de aço com uma lâmpada fraca dentro que fica sempre acesa, mantendo o ambiente levemente aquecido e, portanto, seco.
É isso aí! Todo cuidado é pouco.