sábado, 2 de outubro de 2010

Manchas nos negativos P&B

04/01/08 - Sir Cristiano perguntou:
oi Beth. no meu perfil de fotos do Orkut eu coloquei algumas imagens da minha Pentax K1000 com filme Kodak TRI X mas elas apresentam manchas e eu gostaria de saber se isso ocorre por causa do filme (comprei rebobinado) ou é a lente que está suja. eu tirei outras fotos com outros filmes coloridos e não apresentam o mesmo problema.

Resposta:
Vi que suas fotos possuem manchas e riscos também. As manchas poderiam ser sim das lentes, mas neste caso as fotos coloridas apresentariam os mesmos problemas. O mais provável é que essas manchas tenham surgido durante o processo de revelação.
Os filmes P&B são revelados manualmente (não em máquinas de minilab como os coloridos - só os CN ou XP2 são revelados em minilab). O TRI-X precisa ser colocado em espiral e revelado em tanque, depois vem a lavagem e a secagem. Em geral esses filmes mancham ou na revelação ou na secagem.
Eu mesma quando aprendi a revelar P&B manchei muitos filmes. A secagem era onde o problema aparecia com mais frequência. As gotas de água ficavam ali paradas e, depois que secava, as manchas lá estavam.
Aos poucos fui aprimorando a técnica, passei a usar detergentes após a lavagem (Photofloo da Kodak ou similar), passei a retirar as gotas antes de colocar para secar (com esponja ultra-macia ou rodinhos próprios para isso) e as manchas pararam de aparecer.
Outra possibilidade são essas manchas terem aparecido no armazenamento dos filmes. É muito comum se fazer a guarda em geladeiras, pois realmente isso prolonga a vida útil dos filmes, porém precisa estar bem embalado para não criar fungo (mofo) pois isso gera manchas também.
Já os riscos que aparecem em algumas de suas fotos em geral surgem no processo de rebobinagem, quando se tira o filme da lata e se coloca na bobina. Nessa passagem, se pegar alguma sujeirinha pelo caminho, vai riscando de ponta a ponta.
Escanear esses filmes e tratar em Photshop seria agora a única solução viável para recuperar essas fotos.
Na próxima vez escolha outro laboratório para revelar os negativos ou comece a pensar em revelar em casa  já que o processo é simples e não exige grandes investimentos nem maquinários. Um pouco mais complicado seria a passagem da foto para o papel, pois você teria que ter o quarto escuro e o ampliador. Mas com o filme já revelado em mãos você poderia se dirigir à um laboratório P&B (ou mesmo colorido) e pedir as cópias em papel ou os escaneamentos.
Outra alternativa é fazer uso de filmes como o CN da Kodak e o XP-2 da Ilford que são filmes P&B que, para serem revelados, exigem revelação C-41 que é a mesma do negativo colorido. Nesse caso você bateria suas fotos e elas seriam reveladas pela máquina de minilab (como se fosse um filme colorido) com baixo risco de saírem manchadas.