sábado, 2 de outubro de 2010

Como é que a câmera digital transforma uma imagem em fotografia

06/06/08 - Luciana perguntou:
Então, eu queria muito saber como é q a camera digital transforma uma imagem em fotografia. Na camera analógica é fácil entender, pq tem o filme onde a foto é gravada. Agora na Camera digital como é q funciona esse processo ???

Resposta:
O processo digital é um processo fotoelétrico. A câmera digital possui dentro dela um sensor digital (chip) ligado à uma bateria. Quando a luz refletida pelo objeto entra pelo diafragma (orifício) da lente ela segue em direção à este chip que faz o registro da imagem. O chip é composto por diversos pixels e, cada um desses pixels, ao receber a luz refletida, faz o registro daquele ponto da imagem.
Esse chip (ou sensor) trabalha no sistema RGB de cores, muito semelhante ao da fotografia analógica (CMYK), trabalhando com apenas 3 cores: RED, GREEN e BLUE para formar "todas as cores do mundo".
A princípio, quanto maior o número de pixels no sensor, melhor será a qualidade da imagem, por isso a procura por câmeras com muitos MP (megapixels), mas tamanho de chip também faz diferença, quanto maior, melhor.
Atualmente os tipos mais comuns de chips são os CMOS e os do tipo CCD.
Cada tipo de chip faz o registro da imagem de forma diferente, utilizando por exemplo semicondutores. Em seguida a imagem é gravada em algum tipo de memória (cartões CF - CompactFlash, SmartMedia, MMC, Memory Sticks, SD e outros).
No site Wikipedia há informações detalhadas sobre como se dá o registro propriamente dito. Segue abaixo um recorte literal:
"As câmaras convencionais dependem inteiramente de processos químicos e mecânicos, nem mesmo há necessidade de energia eléctrica para operar. Algumas utilizam energia para o flash e para o obturador.
Câmaras digitais, no entanto, têm um micro-computador para gravar as imagens electronicamente.
Tal como nas câmaras convencionais, a câmara digital contém uma série de lentes, que conduzem a luz para o sensor. Mas em vez de expor um filme fotográfico, fá-lo num aparelho semicondutor, que registra a luz eletricamente através de uma gradação em volts, medindo a descarga elétrica gerada pela luz. O micro-computador então transforma essa informação elétrica e analógica em dados digitais, no caso de utilização de sensores CCD, tratando-se de uma CMOS, como veremos a seguir, a captação da imagem já é feita eletronicamente, de forma digital, poupando assim o tamanho e o preço deste tipo de sensor e facilitando sua transformação em imagem.
Existem dois tipos de sensores de imagem que convertem a luz em cargas eléctricas, são eles:
CCD - charge coupled device
CMOS - complementary metal oxide semiconductor
Assim que o sensor converter a luz em electrões, ele lê o valor (a carga acumulada) em cada célula da imagem. E aqui é que vêm as diferenças entre os dois sensores:
O CCD – transporta a carga pelo chip e lê o valor na esquina da linha. Um conversor analógico-para-digital então troca o valor do pixel para o valor digital, pela medição da quantidade de carga em cada célula.
O CMOS usa vários transistores para cada pixel para amplificar e mover a carga usando os tradicionais fios. O sinal já é digital por isso não necessita do conversor analógico-digital."

Luciana disse:
Acho q entendi, é complicado mas deu pra ter uma base de como é q funciona. Quer dizer q os MP são como se fossem cada grão de prata do filme convencional ??? Muitos megaspixels é equivalente a um filme de ISO baixo ???

Resposta:
Sim, acho que a grosso modo pode-se dizer que cada pixel funciona como um grão de prata no analógico, porém uma câmera com 10MP por exemplo, possui 10 milhões de pixels para fazer a foto, independente de você regular o ISO para baixo (ex: ISO 100) ou para o alto (ex: ISO 1600).