terça-feira, 26 de outubro de 2010

Demi Moore ou Anja Rubik?

No dia 28/11/09 saiu no site Meio Bit uma matéria de Gilson Lorenti chamada "Mais polêmica com o Photoshop". Ele disse:
"Demi Moore causou alvoroço no mundo da moda quando apareceu na capa da W Magazine desse mês. A primeira chuva de acusações foi em relação ao tratamento extremo do Photoshop que teria dado à musa dos anos 90 um corpo de modelo raquítica. Vários fotógrafos entraram na discussão apontando imperfeições no tratamento e ângulos retos no corpo da atriz que poderiam indicar um retoque digital mal feito.
Demi Moore não gostou das insinuações e, mesmo com fotos recentes feitas por paparazzi demonstrando que ela não tinha toda aquela cintura de vespa, bateu o pé de que a imagem representava a mais pura verdade. Tanto foi que ela postou em seu twitter o que ela diz ser a foto original, sem os retoques necessários para ir até a capa da revista. Muita gente acreditou e outros não, mas até ai tudo bem. Se a Susana Vieira pode passar por um trabalho de funilaria digital, por que a Demi Moore não pode? Mas, a coisa acabou ficando ainda mais complicada.
Desde o dia 19 de novembro está circulando pela internet a possibilidade de que Demi Moore possa ser a primeira pessoa do mundo a ter passado por um transplante de cabeça. Isso mesmo, vários meios de comunicação estão alertando para a grande semelhança entre o corpo da atriz na capa da revista e uma foto de passarela da modelo polonesa Anja Rubik de 26 anos (lembrando que a atriz americana está agora com 47 anos). Esse tipo de história não é nova no mundo da fotografia (sendo que as fotos da Susana Vieira sofreram a mesma acusação, porém sem provas), mas se vier a ser confirmado como verdade vai elevar o ato de manipulação digital a outro patamar. Esse tipo de coisa é que da força a projetos de controle ao uso do photoshop.
Um ponto a favor da troca de corpos, e que se mostra uma prova muito forte, é uma foto de Anja Rubik em uma passarela usando o mesmo modelo de roupa que Demi Moore está vestindo na capa da revista (coincidência?). Embora a posição das mãos esteja levemente diferente, alguns pequenos defeitos do corpo da modelo polonesa assim como algumas linhas retas no quadril se reproduzem de forma quase idêntica nas duas fotos. Todos negam até a morte que houve a troca, mas aposto que ninguém mais acredita. Isso vai ficar como mais uma história sem explicação plausível."


Não é mesmo muita coincidência? E ainda há pessoas que acreditam que uma foto é prova de realidade! Nunca foi nem nunca será, principalmente em tempos de Photoshop.