segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como faço para minhas fotos com flash ficarem boas?

25/10/10 - Isai perguntou:
Nesse final de semana foi o batizado dos meus pequenos, e lá fui eu fotografa-los, achando que iria arrasar, rs rs rs. Experimentei no modo S e achei pelo visor que estava ficando melhores que no modo P, mas me enganei quando abri em meu computador, as que bati no modo S deu maior claridade principalmente de fundo enquanto as que tirei no modo P só iluminava o assunto e fundo da igreja ficava tudo escuro não aparecendo nada. Fico olhando as fotos de casamento e a iluminação fica natural e suave enquanto as minha ou borram e ficam amarelas ou ficam brancas e o fundo escuro o que devo fazer?

Resposta:
Usar flash realmente não é fácil. Partindo do princípio de que ele esteja corretamente ligado no modo TTL, entendo que no modo S a tendência é tudo ficar melhor, justamente porquê a velocidade fica sob seu comando, então não tem como borrar. Por isso meu conselho é: esqueça o modo P.
Se seu flash for potente demais, o que pode acontecer é que, ao estar em distâncias muito curtas, a câmera precisaria apelar para números f muito grandes (ex: f/42) para fechar o suficiente devido à pouca distância. Como nossas lentes não tem orifícios tão pequenos, a câmera fecha o máximo que pode mas, mesmo assim, passa luz demais e o elemento principal (aquele onde você colocou o foco) fica muito iluminado.
Para resolver isso, quando estiver em distâncias muito curtas, diminua a potência de seu flash para 1/2 carga ou 1/3 de carga para ver o que dá. Ou então coloque aquele difusor leitoso sobre o flash para a luz ir mais suave até o elemento.
Quanto ao amarelado, cuidado com o WB. Deixe-o em FLASH para o balanceamento de cor se dar corretamente. Porém, em modo P (que realmente aconselho não usar) se a câmera baixar muito a velocidade, a luz ambiente terá tempo demais para entrar e, se for luz de tungstênio, a tendência será mesmo amarelar.
Eu pegaria meu equipamento e faria uns testes simulando a situação. Depois que conseguir equacionar isso, comece a analisar como está ficando seu fundo. Se quiser que ele clareie, aumente o ISO.