quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Filtro Close-up x Lente Macro

30/10/07 - Eduardo perguntou:
Mais uma dúvida galerinha. Seguinte, em dezembro vou fazer uma viagem para um lugar onde a diversidade de plantas e animais é fantastica... com isso fiquei com vontade de experimentar a macro fotografia.
Andei lendo alguns artigos sobre macrofotografia e vi cada foto fenomenal. Bixos que nem imaginava que eram horriveis kkkkk e flores que nem imaginava q era tao lindas.
Junto com isso, li que existem filtros close-up com ampliacao de até 10x, mas como se trata de um metodo barato de macro fotografia, ele apresente algumas desvantagens como por exemplo pouca qualidade nas extremidades da foto.
A duvida é, vale a pena investir um dinheiro nesses filtros? alguem ja viu algum site que compara imagens tiradas com lentes macro e com filtros close-up?!
As imagens contidas no site da hoya, mesmo em tamanho pequeno, nao dá pra ver a tal falta de qualidade na borda... ai fico na duvida se foi recortada no PS ou se sao reais.
Estou de olho num conjunto da Hoya com 3 filtros: +1, + 2, e +4.
Qual a opiniao de vocês com relacao a isso?
abraço
Resposta:
Oi Edu, já tive os dois, tanto os filtros quanto a lente.
A lente era uma original Pentax de 50mm fixa com macro de até 9mm, era espetacular. Pena que quando mudei prá Canon não pude aproveitá-la, mas era algo impressionantemente bom. E caro. E difícil de achar. Na época tive que encomendar e pegar na Zona Franca de Manaus!!!!!
Os filtros servem prá quebrar um galho. As extremidades é que não ficam boas, principalmente quando você colocar um sobre o outro. Mas se for só prá brincar, vale pelo preço.