quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Equipamentos para montar estúdio

26/10/07 - Lauren Quem perguntou:
oi Beth te vi numa comunidade de fotografos..... bem eu quero fotografar....e gostaria de saber o nome daquela luz tipo guarda-chuva?!! vc pode me responder?
e mais uma pergutinha vc poderia me passar tudo que se precisa para um studio????
quero comprar tudo antes de começar fazer o curso. bjus fica com Deus

Resposta:
Oi Lauren, um estúdio fotográfico precisa possuir um fundo infinito (que pode ser feito de alvenaria ou adaptado com fundos que já são vendidos prontos, em geral de papel ou tecido, e pendurados em suportes).
Neste fundo costuma-se colocar pelo menos 2 tochas (flashes de estúdio) laterais que ficam apoiadas numa espécie de tripé (alguns chamam de kadete).
Esses flashes vem sem o refletor, podendo-se escolher entre:
- o refletor simples, de metal, cuja luz baterá diretamente na modelo (panela) ou
- as sombrinhas difusoras, que são esses guarda-chuvas de cor branca cuja luz do flash as atravessa chegando mais leitosa até a modelo ou
- as sombrinhas refletoras, em geral pretas por fora e metalizadas por dentro, cuja luz do flash é rebatida no metal ou, por fim,
- as soft-box ou hazy-lights, que são umas caixas, em geral pretas por fora, que possuem um tecido branco por onde a luz do flash passará bem difundida.
É recomedável também possuir pelo menos uma luz para o fundo (uma tocha em geral com tripé bem baixo) e, se possível, uma girafa com outra tocha vindo de cima, para iluminar cabeça, cabelo, etc...
Outra questão é definir como sua câmera irá disparar esses flashes. Isso pode ser feito através de cabos que ligam um flash no outro e a câmera a um deles, ou através do sistema de rádio-flash, que dispensa fios.