quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como montar um portfólio

Portfólio do aluno Plinio Dondon da ABRA Vila Mariana
14/10/07 - Graziela perguntou:
Gostaria de saber como se monta um portfólio... Quantas fotos em média, quais os tamanhos, etc...
Se há algum site com dicas, ou com alguma amostra. Achei muitos textos a respeito, mas tudo muito teórico, nada prático, nem visual.
Aguardo respostas!!!
Abraços

Resposta:
Oi Graziela, lá vai:

Número de Fotos
Portfólio para procurar emprego ou mesmo para mostrar seu trabalho autoral deve ter no máximo entre 20 e 25 fotos dentro de uma proposta definida.
Exemplo: você está procurando emprego como fotojornalista, então deve selecionar de 20 a 25 fotos de fotojornalismo; se for procurar ao mesmo tempo emprego para fotografia de moda, deve montar outro portfólio só com moda, e assim por diante...
Se for montar um portfólio para verem sua produção artística, autoral, deve definir uma temática e montar um sobre o assunto.

Tamanho das Fotos
O ideal é que as fotos não sejam muito pequenas (9x12cm; 10x15cm), nem muito grandes (30x40cm, 50x60cm). Fique com o tamanho 20x30cm ou 20x25cm.
As fotos deverão ser super hiper bem ampliadas, limpas, com cores balanceadas, sem cortes indevidos, sem manchas, sem pózinhos, enfim... vá ao melhor laboratório possível.

Pasta
A pasta ou caixa que você vai comprar para acondicionar seu material deve ser de cor neutra (preta, branca ou bege, por exemplo) sem nada de figurativo. Quanto mais neutro mais suas fotos vão ganhar evidência. Em São Paulo costumo indicar aos alunos um endereço chamado Espaço Ophicina que comercializa diversas opções. Se quiser ter uma idéia acesse o site http://www.espaco-ophicina.com.br/site/home.html .
Como foto não se conserva perto de material ácido, as melhores pastas e caixas são as de PH neutro.

Ordem das Fotos
Aconselha-se também seguir uma ordenação de fotos colocando-se logo nas primeiras posições as melhores imagens. Deixe para o meio as médias e para o fim volte a colocar fotos bem impactantes.