quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fotografia de shows

28/11/07 - Tiago vou ali perguntou:
Ola... comprei uma camera digital para uso domestico, mas sempre curti a ideia de fotografia
outro dia fui convidado para tirar fotos de um show do rock , entao queria saber se vcs teriam algumas tecnicas para ensinar fotografia de bandas. obrigado.

Resposta:
Oi Tiago, imaginando que sua câmera digital seja uma compacta amadora, fica a dúvida sobre os modos de operação que ela oferece.
Caso sua câmera só opere em automático, ou seja, abertura e velocidade por conta do equipamento, você correrá um sério risco de tirar fotografias tremidas e borradas pois os shows em geral acontecem à noite e, com a pouca luminosidade ambiente a câmera acaba optando por utilizar grandes aberturas casadas com velocidades lentas de obturação, justamente para haver tempo hábil para que o registro aconteça.
Porém, apesar do tempo longo ser bom para registrar luminosidades baixas, por outro lado o fato de você estar com a câmera na mão (sem tripé) e dos músicos se movimentarem acabarão fazendo com que uma mistura de tremido com borrado surjam nas suas imagens.
Para evitar isso, alguns equipamentos compactos possuem o recurso de disparar o flash quando se está fotografando com pouca luminosidade. No caso de shows isso também será um problema. Você ficará livre dos borrões porém as fotos tenderão a sair escuras já que esses flashes embutidos têm pouca potência e dificilmente atingirão a cena a ser fotografada devido à distância.
Então o que restaria como última esperança para essa foto dar certo é contar que o equipamento tenha diversas opções de ISO e tentar utilizar o maior deles. Aí sim você teria alguma chance dessa foto dar certo.
Outra coisa diz respeito à lente. Um bom zoom óptico seria indispensável para você conseguir bons closes, mas isso talvez sua câmera tenha.

13/12/07 - Guto perguntou:
Beth, e para as câmeras de flime, como as canon? Qual o equipamento que vc indicaria nas mesmas condições de luz?

Resposta:
Para as câmeras de filme todas as reflex com modo manual de operação (abertura e velocidade) servem. Câmeras como as EOS 3000, 300, 30, 5, servem.
Com controle de abertura e velocidade, bastaria selecionar uma velocidade como 1/250seg ou maior e acertar a fotometria na abertura e no ISO bem escolhido do filme.
O ISO deve ser alto, para que a combinação dos 3 fatores com a pouca luz ambiente dê certo nessas velocidades.
Então, opte por levar filme de ISO 800 ou maior, para a combinação dar realmente certo.
Interessante que aqui, a câmera digital pode deixar a desejar, pois elas têm uma limitação de ISOs e os ISOs altos, dependendo da câmera, podem deixar as fotos com muito ruído (pixels aparentes).
No filme o ISO alto gera granulação, porém, em comparação com o ruído, pode-se até achar agradável.
Já as lentes, também recomenda-se uma boa tele (de preferência com grandes aberturas como 1,2 ou 1,8 ou 2,8 por exemplo) para que você não precise se aproximar tanto e possa obter bons closes.