quinta-feira, 9 de julho de 2015

Os cuidados na conservação das fotografias

Arquivo fabricado pela Classe A Flex

"O termo conservação de acervos fotográficos abarca dois níveis. O primeiro trata da escolha de materiais, embalagens, mobiliários, condições de climatização e manuseio adequados. Esse conjunto é a conservação preventiva. O segundo nível trata da conservação reparadora ou curativa, que é a limpeza da fotografia.

A restauração é a etapa mais dramática, pois a intervenção na fotografia é invasiva ao recuperar características originais do material. Esse processo resulta em acréscimo de novos materiais."¹

Um dos caminhos para buscar especialização na área seria, como fez Sergio Burgi, cursar um mestrado em Conservação Fotográfica na School of Photographic Arts and Science, no Rochester Institute of Technology, nos EUA. Lá ele pôde desenvolver trabalhos específicos nas áreas de conservação, organização e curadoria de acervos.

"Outra contribuição relevante na formação de técnicos na conservação e restauro de fotografias no país é o livro "Conservação de Coleções de Fotografia", do professor português Luis Pavão Ida, publicado pela Dinalivro em 1997. Tornou-se referência obrigatória.

Sobre técnicas empregadas na conservação e restauro de fotografias, a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) coloca à disposição de interessados literatura específica pelo site www.arq.org.br. Um deles é "Como tratar coleções de fotografias", de Patrícia de Fillipi, Solange de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho."¹


¹ Encarte "Fine Art Fhox", "Os cuidados na conservação", pág 22.