terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Certificado de autenticidade de uma cópia fotográfica

Em 2011 publicamos aqui neste blog um Modelo de Certificado de Autoria de Obra de Arte que pode ser acessado através do link: http://sosfotografia.blogspot.com.br/2011/12/modelo-de-certificado-de-autoria-de.html

Desta vez vamos nos debruçar sobre o Certificado de autenticidade de uma cópia fotográfica, através da matéria publicada no encarte "Fine Art Fhox", pág 20, "Certificado e Tiragem". O texto diz:

"A reprodução abaixo ilustra o que o certificado de autenticidade de uma fotografia deve conter. Este exemplo vem da Fundação Pierre Verger em Salvador, que comercializa obras do fotógrafo e etnólogo francês que viveu no Brasil e estabeleceu a fundação. No acervo, mais de 63 mil fotografias e negativos produzidos por ele até 1973. Verger faleceu em 1996.

No certificado são encontrados o processo de impressão, número do negativo (quando for analógica), nome do fotógrafo e do impressor, tipo e tamanho do papel, tamanho da foto, localização, data e assinatura do emissor. Há galerias que incluem no certificado o nome do comprador.

Segundo Alex Baradel, a Fundação Pierre Verger comercializa há dez anos obras do fotógrafo. No passado as fotografias tinham séries limitadas, hoje não mais. “Os tamanhos podem variar de 30 por 30 a 1 por 1m”, informa. Entre os maiores compradores, galerias e colecionadores, mas há também os que contatam a fundação para adquirir uma fotografia para decorar o ambiente. 

Silvio Pinhatti, citado neste exemplo de certificado, é considerado um dos maiores impressores de fotografia em preto e branco do Brasil. Foi o impressor oficial do consagrado Mario Cravo Neto, falecido em 2009, e de contemporâneos como Claudia Andujar, Claudio Elizabetsky, Claudio Edinger, Maureen Bisilliat, Marcio Scavone, J. R. Duran, Miguel Rio Branco, Luis Crispino, Araquém Alcântara, Rosangela Rennó, Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Marcos Santili, Arthur Omar, Fernando Lazlo, James Stuart, entre outros. Na opinião de Pinhatti, uma fotografia com tiragem é o ideal. “O tamanho dela deve ser rigoroso para não gerar uma nova série, porque o formato foi alterado”, diz.

Paulo Kassab, sócio da Galeria Lume em São Paulo e mestre pela escola de gestão de arte e cultura Inseec em Paris, comenta que no início a galeria trabalhava com tiragens mais altas, até 50 reproduções, mas atualmente estão entre 12 e 15 e às vezes até únicas."

Veja abaixo o que diz o certificado da Fundação:

"Certificate of authenticity

Fundação Pierre Verger (Pierre Verger Foundation) certifies that the silver print nº xxxx/x was done from Pierre Verger's original negative nº xxxxxx. This negative belongs to Fundação Pierre Verger which is the only detainer of the right of the photographer's work and conserves all of the nagatives made by Pierre Verger.

This silver print has been made by xxxxx xxxxx, in São Paulo, in 2011, following museum quality and conservation criteria.

Type of paper: Fiber paper with Selenium base treatment
Size of the paper: 30 cm by 35 cm
Size of the photo: 29 cm by 29 cm
Fundação Pierre Verger reference: P xxxxxxx/xx, Porto dos Saveiros, Salvador, Brasil (Anos 50)

Salvador, january 10, 2011

Assinatura do responsável pela certificação
Fundação Pierre Verger"