sábado, 9 de março de 2013

Você sabe o que é um Giclée?


"Giclée é um termo que, no início da tecnologia digital, se dava ao processo de fazer cópias (reproduções ou gravuras) de obras arte em impressoras jato de tinta e papéis fineart. Essas reproduções, quando feitas da maneira correta, tem a vantagem única de que as cores dificilmente ficarão esmaecidas ou desaparecerão. A reprodução giclée é idêntica à cor do original, e algumas destas cópias são capazes de enganar até mesmo o olho mais treinado; a qualidade das impressões em canvas é notável.

Hoje a palavra é usada livremente tanto para reproduções de obras de arte quanto para fotografias impressas em papéis nobres.

• O Termo:
O termo “giclée print” conota um aprimoramento na arte da gravura. Imagens são geradas a partir de reproduções fotográficas de grande formato ou scans de alta resolução, e impressas com tintas de qualidade de arquivo em vários substratos, incluindo tela, papéis fineart, e papel fotográfico. O processo de impressão giclée fornece uma maior precisão de cor do que outros meios de reprodução mecânica. Quando usado para impressões fotográficas, pressupõe o uso de papéis nobres de belas artes especialmente preparados para receber em sua superfície as tintas pigmentadas das modernas impressoras.

• O Processo:
Impressões giclée são criadas geralmente usando impressoras jato de tinta profissionais de 8 a 12 cores . Entre os fabricantes de vanguarda estão Epson, HP e Canon. Estas impressoras com modernas tecnologias são capazes de produzir cópias incrivelmente detalhadas, tanto para fineart quanto para mercados fotográficos. Impressões giclée são muitas vezes referidas como “Impressões Iris” já que a impressora Iris Printer foi a pioneira no processo digital, no final dos anos 1970, e que possuía 4 cores.

• As Vantagens:
Imprimir obras artísticas em giclée é vantajoso para os artistas, que encontram um método viável para produzir seus trabalhos tanto em quantidades grandes quanto on-demand, reproduzindo a sua arte com qualidade absoluta. Uma vez que uma imagem é digitalmente arquivada, reproduções adicionais podem ser feitas com o mínimo esforço e custo razoável. O investimento inicial da produção em massa, geralmente proibitivo para uma grande edição, é eliminado. Arquivos processados e tratados não irão se deteriorar nem perder qualidade, como é inerente aos negativos e filmes. Outra grande vantagem da impressão giclée é que as imagens digitais podem ser reproduzidas em quase qualquer tamanho, e em diversos meios de comunicação, dando ao artista a capacidade de personalizar impressões para um cliente específico.

• A Qualidade:
A qualidade da impressão giclée é superior aos tradicionais processos de impressão de haleto de prata e gelatina (fotográficos), e é comumente encontrada em museus, galerias de arte e galerias fotográficas."

Em São Paulo, o ADI Atelier de Impressão faz o processo. Basta ir até eles com seu arquivo digital ou mesmo com um quadro, gravura ou fotografia impressa que eles mesmos digitalizam ou encaminham para digitalização. Obras pequenas, segundo o site, podem ser digitalizadas lá no laboratório mesmo, já, as maiores, são encaminhadas para fotógrafos profissionais para serem fotografadas.