quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Metacrilato, uma alternativa em acabamento para suas fotos

Fotografia do site ADI - Atelier de Impressão
"Metacrilato – o Poly(methyl methacrylate) – PMMA, ou Polimetacrilato de Metila, é um termoplástico transparente, usado frequentemente como uma alternativa leve e resistente à quebras quando comparado ao vidro; conhecido popularmente como acrílico, às vezes é chamado de vidro acrílico. Quimicamente, é o polímero sintético de metacrilato de metila. O material foi simultaneamente desenvolvido em 1928 por vários laboratórios, e foi introduzido no mercado em 1933 por Rohm and Haas Company, sob a marca Plexiglas. Desde então, já foi vendido sob muitos nomes diferentes, incluindo Lucite e Perspex.

No mercado de arte brasileiro, “metacrilato” passou a ser sinônimo da técnica de se montar fotografias embutidas entre duas placas de acrílicos cast (face-mounting), prontas para serem penduradas nas paredes, dispensando qualquer outro tipo de moldura; a montagem em metacrilato produz a sensação de profundidade e tridimensionalidade nas fotografias, e é bastante apreciada nas galerias de arte contemporânea (...), além de serem isoladas da umidade e do ozônio, dois conhecidos fatores de risco na longevidade de obras de arte.

Adicionar legenda
Em São Paulo, alguns laboratórios oferecem esse tipo de acabamento. Um laboratório bem confiável para se fazer o serviço é o ADI - Atelier de Impressão. Veja o que diz o site deles:

"No ADI, só produzimos metacrilatos a partir de impressões inkjet em papel Canson, usando acrílicos cristal de 4mm para a parte frontal da peça, e confeccionando o fundo em acrílico de 2mm, nas cores branco ou preto, e como acabamento um perfil de alumínio anodizado nas mesmas cores. Seu pedido pode ser personalizado (tamanho, espessura, cores e material do fundo), ou padronizado (...)".

O Espaço Visual também está trabalhando com esse tipo de acabamento e diz "inicialmente tratado como uma alternativa ao vidro, por ser mais leve e mais resistente a quebras, o metacrilato rapidamente se mostrou um material muito versátil. Seu uso como acabamento para impressões fotográficas é recente".