sábado, 24 de março de 2012

Parque do Ibirapuera, um lugar para passear, comer e fotografar

Grafismo - Parque do Ibirapuera (c) Beth Barone
Procurando um lugar para passear, comer e fotografar? Que tal dar um passeio no Parque do Ibirapuera?

Segundo o encarte da Revista Continuum, edição 33, do Itaú Cultural, "o Parque (...) foi inaugurado em 1954, nas comemorações do quarto centenário de São Paulo. Mas o plano - que era criar na capital paulista uma área verde nos moldes do Central Park, de Nova York, e do Bois de Boulogne, em Paris, - vem de bem antes, da década de 1920. O projeto arquitetônico implantado é de 1951, de autoria de Oscar Niemeyer. O paisagismo foi assinado por Roberto Burle Marx, que se desligou da equipe, cabendo ao agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes sua finalização."

O Parque tem:
- 1.584 mil m² de área;
- a pista de corrida tem 6 mil metros de extensão;
- a pista de cooper (terra) tem 1.500m de extensão;
- a ciclofaixa mede 3 mil metros;
- tem 7 quadras poliesportivas;
- 20 mil frequentadores durante a semana;
- 70 mil visitantes aos sábados;
- 130 mil aos domingos;
- o viveiro Manequinho Lopes ocupa 48mil m²;
- tem 10 estufas e 32 quadras de produção.

No site oficial do Parque há links para as atrações, para a programação, há mapas do parque e há indicações de como chegar.

Para tirar fotografias turísticas amadoras não é necessário nenhum tipo de autorização. Porém, para a execução de trabalhos profissionais envolvendo produção, uso de tripé e lentes profissionais ou mesmo atividades fotográficas em grupo, é necessário entrar em contato com a administração do Parque para obter uma autorização por escrito. Dependendo da finalidade será cobrada do fotógrafo uma taxa de locação.

Para obter essa autorização há dois caminhos:
- através da Coordenação de Eventos do Parque Ibirapuera, no portão 7 da Av. República do Líbano,  telefones (11) 5572-0985 e 5084-9328, e-mail
 egartner@prefeitura.sp.gov.br;
- através da Administração do Parque, nos portões  2, 3 e 10 da Av Pedro Álvares Cabral, telefones (11) 5574-5045 e 5574-5505.

Onde comer:
- PRÊT NO MAM
É o restaurante do Museu de Arte Moderna, próximo ao prédio da Bienal. Para quem quiser gastar um pouquinho a mais é uma ótima opção de almoço rápido e ótima comida. Funcionam de TER a SEX das 12 às 16hs e aos SÁB e DOM das 12:30hs às  17hs. Possuem também um café que fica aberto de TER a DOM das 10 às 18hs.
- THE GREEN
O The Green se divide em lanchonete e restaurante por quilo e fica embaixo da marquise do Parque. O cardápio muda a cada dia e é bem mais em conta do que o Prêt no MAM.

O Parque funciona das 5:00hs às 0:00hs.
Veículos devem entrar pelos portões 3 e 7A com Zona Azul.