sexta-feira, 16 de março de 2012

Luz através do stencil

Foto da artista australiana TigTab e a caixa forrada com papel alumínio por onde ela dispara o flash
Saiu no site da Zupi:

"Light painting você provavelmente já conhece (veja tag Light Painting). Mas e light stencil? Já ouviu falar?

Pois é, a técnica vem sendo utilizada por alguns artistas mundo afora, e nessa modalidade o trabalho de TigTab certamente merece destaque. A artista australiana costuma levar um pouco de graça a lugares abandonados, e de modo bastante peculiar. Com seus stencils de luz, ela decora os ambientes com uma arte que é ainda mais efêmera do que o graffiti tradicional, já que dura apenas o piscar de um flash.

A técnica consiste, primeiramente, na criação de um stencil comum, que é então inserido em uma caixa forrada com papel alumínio. Um flash é acoplado ao fundo dessa caixa para que, quando disparado, revele no ambiente a imagem desejada. Nesse processo, o obturador da câmera fotográfica é mantido aberto, e a artista pode manipular suas imagens ali mesmo, em tempo real, disparando diversas vezes a luz e mudando a posição das figuras para compor as fotos.
À esquerda stencil por onde Wittner Fabrice passa a luz. À direita a foto pronta.
Utiliza a mesma técnica Wittner Fabrice, que vive na França e costuma fotografar esportes ligados à natureza. No entanto, seu projeto Enlighted Souls é diferente; começou na Nova Zelândia, em maio de 2011, em decorrência de um terremoto na região de Christchurch.

“Usei stencils para pintar personagens iluminados, lembrando perdas humanas e para mostrar o espírito de uma cidade abalada”, explica em seu website, declarando que se sente feliz com os resultados dos ensaios, que ainda estão em andamento e servem para compartilhar ideias e sentimentos, cumprindo bem a razão de ser da arte de rua.

O segundo e mais recente ensaio com light stencil de Fabrice aconteceu em Hanoi, no Vietnam. As fotos são analógicas e com longa exposição, o que deu espaço para a luz penetrar através dos cortes do stencil."

Para conhecer mais o trabalho de TigTab acesse seu Flickr:  TigTab
Para conhecer melhor o trabalho de Wittner Fabrice acesse: site e blog