terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conheça o gray card e melhore a medição de luz de suas fotos

O Gray Card da Kodak
Saiu no site "Fotografe Uma Ideia!" uma matéria assinada por Eduardo Nunes Neto sobre o que é e como usar um Gray Card que vai ajudar muitos de vocês a melhorar a medição de luz na hora de tirar uma fotografia. Vejam o que a matéria diz:

"
Um Cartão Cinza ou Gray Card (em inglês) é como seu próprio nome diz, um pedaço de papel impresso em um tom de cinza neutro que tem a capacidade de refletir a luz que incide sobre ele para que o fotômetro de uma câmera fotográfica tenha maior facilidade para analisá-la.

Para entender a sua utilidade é necessário entender que o olho humano enxerga cores, e a câmera fotográfica enxerga “tons de cinza”. Ou seja, para o equipamento, toda a cena é interpretada numa variância de cinzas, dos mais claros ao mais escuros.
 
A utilização de um objeto que tenha uma cor neutra de cinza para fazer a fotometria, ou seja, um cinza (que tem uma reflectância de em média 18% da luz) garante que o fotômetro da câmera entenda qual é a luz efetiva, ou ideal, para ser fotometrada.

Portando, quando usamos o cartão cinza e não os objetos a serem fotografados, evitamos que o fotômetro não se confunda pelos contrastes de luz e sombra existentes no assunto. Essa confusão acontece porque o fotômetro de uma câmera analisa apenas a luz refletida pelo objeto, e não a luz que incide sobre ele; então, a capacidade de maior ou menor reflexão é fator predominante de influência para a câmera mensurar qual a combinação necessária de obturador e diafragma e assim obter a correta exposição da imagem. 

Exemplificando a grosso modo: Se pegarmos uma lanterna desligada, a colocarmos de frente para a lente da câmera e fotometrarmos, conseguiremos uma determinada configuração de obturador e diafragma. Nas mesmas condições, se acendermos essa lanterna, automaticamente o fotômetro da câmera irá apontar um excesso de luz ambiente e indicará a necessidade de rever as configurações da câmera para obter a correta exposição da imagem. Nos dois casos, a luz que incide sobre o objeto é a mesma, o que mudou foi a capacidade desse objeto refletir (emitir) a luz. Por isso, se o objeto fotografado refletir uma luz mais intensa do que a que incide sobre ele a tendência é que o fotômetro entenda que há um excesso de luz no ambiente e sugira uma combinação de diafragma e obturador que resultarão em uma imagem mais escura (subexposta). Já o contrário, se o objeto refletir uma luz menos intensa da que incide sobre ele, o fotômetro indicará a necessidade de uma combinação que resultará em uma imagem mais clara (superexposta).

“O cartão cinza é essencial ao se fotografar neve, areia da praia e objetos muito brilhantes e luminosos. E também grupo de pessoas com cores de pele diferentes e utilizando objetos que tenham a mesma cor ou tonalidade do fundo (pessoa muito branca, com roupa branca, com um fundo branco)”.

Como Utilizar o Cartão Cinza 18%

Depois que tiver definido o que irá fotografar, coloque o seu cartão cinza no local exato onde estará o assunto a ser fotografado e nas mesmas condições de incidência de luz que haverá sobre ele.
 
 
Caso o assunto esteja na sombra, deverá posicionar o cartão também na sombra. Se a luz que incide no assunto é uma luz lateral, deverá posicionar o cartão de modo que ele receba a luz dessa mesma forma. Muito cuidado para não deixar que sua própria sombra interfira sobre o cartão. Em sua câmera, selecione o modo de Medição Central”, pois assim a leitura do fotômetro se limitará exclusivamente ao centro da imagem, que no caso deve ser o Cartão Cinza, eliminando as influências externas de luz refletidas por outros objetos. Faça a medição da luz combinando diafragma + obturador até zerar o fotômetro.

Retire o cartão da cena e faça o “click”. Em alguns casos ainda há a necessidade de fazer a compensação de exposição para mais ou para menos. Quando o assunto ficar escuro, compense para mais e quando ficar mais claro compense para menos. Vale ressaltar que esse modo de utilização é para condições de luz sem a utilização do flash, pois quando utilizamos o flash, o fotômetro não gera os cálculos prevendo um disparo de luz que acontecerá posteriormente."
 
Fonte: 
http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1725&Itemid=138