quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Livro: Glamour - Diana Vreeland e Christopher Hemphill (2011)


   
"O nome Diana Vreeland (1906-1989) é um dos ícones da moda mais influentes em todos os tempos. Tendo inspirado gerações com seus pontos de vista peculiares – Diana reconhecia a beleza de mulheres tidas como esquisitas, caso da cantora Barbra Streisand e da atriz Anjelica Huston –, a lendária editora-chefe da revista Vogue norte-americana lançou na década de 1980 Glamour, um livro que reúne imagens produzidas pelos melhores fotógrafos do mundo da moda, como Man Ray, Richard Avedon, Elliott Erwitt e sir Cecil Beaton. 

O título, um clássico, acaba de ganhar uma edição brasileira, pela editora Cosac Naify."

Nesta apurada reedição, a obra, inédita no Brasil, é apresentada por um prefácio do estilista Marc Jacobs. Reúne um precioso conjunto de fotos extraídas de revistas de moda, imagens captadas pelas lentes dos paparazzi, assim como retratos de ícones da literatura e das artes , entre outros, Maria Callas, Gertrude Stein, Eva Perón, Mick Jagger, Audrey Hepburn e o general Charles de Gaulle.

Há, também, fotos assinadas pelo inglês sir Cecil Beaton (1904-1980). Célebre por fazer retratos, Beaton, que também atuava nas artes plásticas e no design, consagrou-se pelos ângulos ousados para a época. Tanto que, a partir de 1937, tornou-se o fotógrafo oficial da família real inglesa. Trabalhou também como cenógrafo no cinema e no teatro e teve uma vida amorosa movimentada. Bissexual, namorou a atriz sueca Greta Garbo e o colecionador de arte britânico Peter Watson.
Diana Vreeland foi editora de moda da Harper's Bazaar por 26 anos e editora-chefe da Vogue entre 1963 e 1971. Seu ponto de vista surpreende até hoje pelo frescor incomparável e abertura para o futuro.

Fonte: Revista Bravo! - Edição 171 - Texto de Camila Gaio