sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dicas de Poses para Retratos

(c) Clicio Barroso
Fazer um retrato fotográfico não é tarefa fácil. Segundo Clicio Barroso “as pessoas que vão ser fotografadas geralmente estão bastante inseguras, com medo de se mostrar para a câmera, e costumam criar um personagem no estúdio diferente do que elas realmente são. É função do fotógrafo quebrar esse gelo e passar a confiança necessária para o fotografado”.

Para ajudar nessa tarefa, Clicio sugere dicas de poses que ajudam a iniciar a sessão sem muitos traumas, posicionando o fotografado de uma forma que valorize a pessoa. São elas:

Foto 1 - A primeira dica de pose é nunca posicione ombros e cabeça frontalmente para a câmera. A famosa pose-documento (...) só serve para quem é muito magro, pois a tendência é se formar uma massa muito larga no tronco, tornando a cabeça desproporcionalmente pequena e desviando a atenção dos olhos do foco do retratado, que deve ser o rosto.

Foto 2 – Os ombros devem sempre estar em ângulo em relação à câmera: quanto maior o ângulo mais estreito parece o tronco, e melhor a proporção em relação à cabeça. Um benefício adicional para as mulheres é a valorização do colo nesta pose. O mais radical é o ombro a 90°, uma pose típica das capas de revistas de moda e beleza, mas mesmo passando deste ângulo, com as costas do retratado começando a aparecer, ainda é possível uma postura sofisticada e interessante.

Foto 3 – Um cuidado, porém, deve ser tomado nesta pose de mais de 90°, já que rugas no pescoço são inevitáveis se o rosto do fotografado estiver com o rosto voltado para a câmera.

Foto 4 - Dois truques podem ser usados para minimizar o problema. O primeiro tem relação direta com o vestuário, já que blusas de gola alta, echarpes e xales costumam esconder o pescoço e, consequentemente, as rugas. O segundo serve ara mulheres com cabelos mais compridos, já que uma simples mecha pode ser desviada para cobrir as rugas mais visíveis de uma maneira muito natural.

Foto 5 – Outra dica sobre a postura lateral do tronco é a forma com que o abotoamento da roupa se apresenta, já que o ângulo mais harmonioso sempre é aquele em que as casas (que se sobrepõem aos botões) estão em primeiro plano, evitando os buracos no abotoamento e, consequentemente, formando uma linha mais limpa.

Foto 6 – E, para encerrar, além do ângulo, a posição relativa dos ombros também deve ser dirigida; geralmente o ombro mais próximo da câmera parece mais natural se estiver mais alto que o distante; porém, para uma postura de dinamismo principalmente com os homens, o ombro mais próximo bem baixo faz com que o queixo se erga, dando assim um ar de poder ao fotografado.

Fonte: Revista FHOX – Matéria de Clicio Barroso