terça-feira, 19 de abril de 2011

Entenda o que é a Feira SP-Arte/Foto

Fotografia da SP Arte/Foto 2010 no Shopping Iguatemi
No dia 12 de abril de 2011, terça-feira passada, estive no Teatro Frei Caneca e acompanhei a apresentação de Fernanda Feitosa intitulada A Experiência das Feiras de Arte que aconteceu dentro do ciclo de palestras do EBEFI - Encontro Brasileiro de Economia da Foto e Imagem.

Feitosa era advogada e, apesar de não ter formação em arte, ela decidiu, há 7 anos atrás, montar uma feira que pudesse reunir o artista (o produtor), a galeria (o vendedor) e o colecionador (o comprador), inspirada nas mais de 50 dessas feiras de arte que existem no mundo. Dessa iniciativa surgiu no Brasil a SP-Arte que fez de Feitosa uma verdadeira "vendedora" da arte brasileira. Mas ela deixa bem claro que ela não vende nada, ela apenas organiza a feira, que hoje conta com galerias brasileiras e internacionais.

A SP Arte acontece todo ano no espaço da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Este ano ela e sua equipe estão se preparando para sua 7ª edição, que vai de 12 a 15 de maio de 2011, com participação recorde de galerias brasileiras e internacionais e ocupação total dos pisos térreo e primeiro do Pavilhão Ciccillo Matarazzo.

Como o evento está próximo, logo haverá divulgação massiva e será possível conferir a lista completa das galerias expositoras e o programa do "Ciclo de Encontros" que ocorre em paralelo.

A SP-Arte/Foto

Como a presença da fotografia na SP-Arte é muito forte, há 5 anos Feitosa teve a ideia de criar uma outra feira apenas para venda de fotografias. Com isso surgiu a "SP-Arte/Foto", que representou uma nova era para fotógrafos e galerias, contribuindo decisivamente na formação de público comprador.

Em 2010 ela conseguiu reunir no 9º andar do Iguatemi São Paulo (Shopping Iguatemi), 18 galerias, apresentando mais de 500 imagens e vendendo 170 delas. A Feira movimentou cerca de R$ 1,5 milhão. Este ano teremos a 5ª edição do evento.

Além dessas duas feiras, Feitosa organiza também a SP-Arte/Design.

Como vender seu trabalho nas Feiras

Muitos fotógrafos e artistas me perguntam como fazer para ter seus trabalhos vendidos na SP-Arte e/ou na SP-Arte/Foto, porém essa tarefa não depende de uma ação direta do artista, já que Feitosa trata apenas com as galerias, que se cadastram anualmente para montar seus stands nas feiras.

Ou seja, para seu trabalho chegar lá, é necessário que você já seja representado por uma galeria e que essa galeria leve espontaneamente seu trabalho para as Feiras.

Então um caminho é ficar de olho em quais galerias estarão presentes e tentar descobrir se alguma dessas galerias se mostra aberta a receber um portfólio de um aspirante a artista ou... esperar que algum olheiro veja seu trabalho exposto por aí e te convide para esse ingresso.

Para saber mais sobre as Feiras acesse: