terça-feira, 8 de março de 2011

Livro: "Sete Dias no Mundo da Arte" - Sarah Thornton (2008)

"Sete Dias no Mundo da Arte" explica como funciona o universo da arte contemporânea, a sua economia e a sua organização. Com os valores do mercado da arte contemporânea aumentando exponencialmente de leilão para leilão, apesar da crise econômica, o interesse por este mercado está atraindo cada vez mais público, principalmente novos investidores.

Sendo um mundo “fechado” para alguns, este texto vem apresentar as várias vertentes deste universo e revelar o trabalho efetuado por diferentes instituições para colocar um novo artista no mercado da arte. Ao longo de uma leitura descritiva, a autora conduz-nos através das subculturas que caracterizam o mundo da arte contemporânea nos dias de hoje.

Foram necessários cinco anos para escrever este livro que cobre várias realidades em diferentes países e cidades do mundo, desde Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Veneza, Tóquio e Basileia.O leitor consegue, em cada um dos sete capítulos (sete dias), entrar num contexto relacionado com a arte: os leilões, as feiras, as bienais, os prêmios, as revistas da especialidade, o meio acadêmico e o estúdio do artista.

Esta obra foi traduzida em mais de 12 países e foi considerada o melhor livro de arte do ano de 2008 pelo jornal The New York Times.

Fonte: FNAC Portugal