quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trem Expresso Turístico - Estação da Luz

Trem Expresso Turístico
Outra opção de passeio fotográfico, também recomendado pela Revista São Paulo, é fazer uma viagem de trem saindo da Estação da Luz. Há três opções de destinos: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.

Paranapiacaba já possui uma postagem no blog que pode ser acessada aqui:

O site da CPTM diz o seguinte:
A viagem é feita a bordo de uma composição, formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM. O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) ou Luz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, da CPTM, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da União. No caso do trajeto Luz-Paranapiacaba, o passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada.

Expresso Turístico - Estação da Luz
Praça da Luz, 1 - Luz - Metrô Luz
Atendimento ao Usuário = 0800 055 0121