segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Trem para Paranapiacaba volta a funcionar


Beth Barone
E por falar em Passeios Fotográficos, o Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no dia 19/09/2010 iniciou um novo destino: da Estação da Luz, no centro da capital paulista, até o distrito de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC. Após dez anos de extinção da Linha Luz-Paranapiacaba, o trajeto volta a ser realizado periodicamente a cada quinze dias, sempre aos domingos, numa locomotiva que apesar de ter sido fabricada na década de 1960, foi reformada e conta com vagões, banheiros e bancos mais confortáveis do que os trens comuns. Ela é operada a diesel e puxa os dois carros que transportam os passageiros.
Desde o início da idealização das operações dos Expressos Turísticos, em meados de 2008, este projeto já estava aprovado pela prefeitura municipal de Sto. André, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no entanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu a autorização para a CPTM consolidar o projeto somente no inicio do mês de setembro.
Na viagem inaugural a locomotiva estava lotada de pessoas, o percurso é de 48 quilômetros, realizado ao longo da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), para ser mais precisos são 37,2 quilômetros trafegados na atual Linha 10-Turquesa e mais 11 quilômetros até a Vila de Paranapiacaba, a duração média da viagem é de uma hora e meia. Um locutor informa aos passageiros os pontos turísticos que em grande parte não podem ser visualizados, mas o interessante que explica um breve contexto histórico do desenvolvimento dos municípios e das estações atravessadas no trajeto. O que pode ser facilmente constatado nas viagens é o abandono das fábricas e galpões no em torno da ferrovia, a paisagem verde da Mata Atlântica é observada apenas no trecho da Serra do Mar.
São duas opções para o embarque: Estação da Luz, às 8h30 e Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, às 9h. A previsão do retorno de Paranapiacaba é às 16h30. Os preços varia de acordo com o local de embarque. Na Estação da Luz o custo da viagem é de R$28,00 e em Santo André R$25,00 existe a viabilização de descontos no caso da compra de mais de uma passagem.