segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Existe alguma lei que impeça tirar fotos de casamento em cartório?

05/10/10 - Paty perguntou:
Olá Beth...existe alguma lei que impeça de tirar foto no momento da celebração dentro do cartorio civil...estou iniciando nesse ramo, com uma camera digital básica, minha prima ñ tinha condição de pagar o fotografo que estava lá e este me impediu, sem dar a minima satisfação, para ñ pertubar o ambiente e por ñ conhecer os meus direitos, fiquei calada, ñ consegui nenhuma informação do cartorio em relação á tal atitude, de forma que peço uma orientação em relação a isso para que ñ ocorra mais alguma situação desagradavél como á que passei, caso esteja errada...um abraço
Mônica respondeu:
Paty, se tem fotógrafo pelo cartório é bem provável que possa!
No casamento da minha irmã, o motorista da empresa que eu trabalho ficou com a minha máquina e tirou fotos na igreja, praticamente no altar junto com os noivos e os fotógrafos profissionais!
Acho que é só evitar atrapalhar a cerimônia! De resto tire à vontade!
Beth complementou:
Também desconheço. O que sei que há é um acordo entre o dono do cartório e a equipe de fotógrafos para serem exclusivos lá dentro. Mas dizer que você não pudesse fotografar, por lei, o casamento da amiga, realmente acredito que possa. De qualquer forma vale a pena assinalar que a noiva e o noivo deveriam ter visto isso antes, informando ao cartório da presença de um fotógrafo particular.