sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cartões de memória indestrutíveis


Saiu na Folha On Line:
"Os cartões de memória usados para registrar fotos, vídeos e guardar músicas são mais resistentes do que se pensa. Segundo a Digital Camera Shopper – guia de compras de câmeras digitais –, os cartões são virtualmente indestrutíveis. Cinco diferentes formatos de cartões de memória foram usados nos testes: CompactFlash, Secure Digital, xD, Memory Stick e Smartmedia. Os cartões foram jogados dentro de copos com refrigerante, colocados em uma máquina de lavar, mergulhados em café quente, atropelados por um skate e por um berço e foram dados a um garoto de seis anos, que deveria destruir os cartões.
Mesmo os cartões mais finos e de aparência mais frágil sobreviveram aos testes. A maioria deles, porém, falhou nos últimos dois testes: eles foram esmagados com um martelo e depois pregados a uma árvore.

Segurança
Ainda assim, especialista da Ontrack Data Recovery conseguiram recuperar as imagens dos cartões xD e Smartmedia, segundo a “BBC” (news.bbc.co.uk).
“Testamos a durabilidade dos principais cartões de memória e descobrimos que mesmo que sua câmera seja destruída, suas memórias devem continuar preservadas”, disse Geoff Harris, editor da Digital Camera Shopper.
“Sabíamos que os cartões de memória eram duráveis, mas não tínhamos idéia de quão duráveis eles são.” Ele, entretanto, recomenda que as pessoas façam cópias de segurança das fotos."

Agora vi  que a Samsung resolveu incrementar e lançou os "cartões de memória indestrutíveis". Esses, além de resistentes à água, ao choque e aos campos magnéticos, suportam uma tonelada de pressão. São três modelos de 4, 8 e 16Gb nos formatos SD (Secure Digital), microSD e Compact Flash. Veja o video da campanha publicitária.