sábado, 13 de novembro de 2010

Alguém ainda usa câmera analógica?

14/06/08 - Anderson perguntou:
Por quê é que ainda tem gente que prefere a fotografia analógica com o digital sendo tão mais fácil de usar?

Resposta:
Oi Anderson, o sistema digital tem ocupado uma fatia importante da fotografia, tanto para amadores quanto para profissionais as facilidades que ele oferece são inúmeras e indiscutíveis. Porém há situações em que o analógico é mais adequado.
Na fotografia de guerra ou em situações bem hostis como selva ou países que passam por situação de miséria, o sistema analógico mecânico, que não depende de bateria e que aguenta oscilações de temperatura sem problemas é bem mais interessante do que o digital.
Para os aficcionados em P&B o sistema digital nem é considerado, pois dizem que ele não chega nem aos pés da qualidade analógica.
Outra fatia que observo é dos amadores que não gostam de computador e que adoram o fator surpresa da fotografia analógica.
Nas artes plásticas também se observa que diversos artistas têm predileção pelas revelações químicas onde se pode experimentar e criar novas formas de se ver o mundo.
Então... na minha opinião, não se trata de um sistema que desaparecerá.


Anderson respondeu:
E ainda há fabricantes que fazem esse tipo de câmera? Ou tem que comprar usada?


Resposta:
Entrei no site da loja B&H de Nova York e acessei a área de câmeras de filme. Havia tantos modelos e formatos que reduzi a busca para câmera reflex (SLR) e reflex de objetivas gêmeas (TLR).
Veja só quanta opção: http://www.bhphotovideo.com/c/search?ci=269&N=4294203943