terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quanto cobrar?

17/03/09 - Danielle perguntou:
Minha pergunta é.... quanto devo cobrar por fotos tiradas em um evento desportivo, aniversário, festas etc. Fui convidada a fotografar caminhadas ecológicas sou amadora minha câmera é Fuji S2000hd, faço fotos por gostar mas tenho vontade de ir me aperfeiçoando e vejo nisso uma boa oportunidade.
    
Resposta:
Aí está uma pergunta difícil de responder pois há preços bem diversificados para essas atividades que variam de acordo com a experiência do fotógrafo, o que ele vai entregar para o cliente, com que tipo de equipamento será feito, se o fotógrafo vai atuar sozinho ou em equipe, quantas horas envolvem o trabalho (tempo gasto em trajeto de ida + trabalho em si + trajeto de volta + estacionamento + refeição em eventos mais longos + serviços de photoshop nas imagens)... enfim...
De qualquer maneira há um sindicato chamado SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO em cujo site http://www.sjsp.org.br/ há uma tabela de preços que sugere valores para esses trabalhos.
     
24/03/09 - Eduardo escreveu:
Oi Danielle, como a Beth mesma mencionou é um tema muito difícil...eu mesmo participo de vários fóruns de debate e ninguém chega num consenso. Sugiro primeiro que vc faça fotos de conhecidos e parentes de graça e monte um portfólio/mostruário. Ao mesmo tempo descubra os custos que envolveram esses trabalhos como gasolina, fotos reveladas (tamanho) e outros como já foi demonstrado. Daí é importante saber qto a concorrência (sim, tem concorrentes onde vc mora) cobra e assim vc começa a trabalhar em cima de custos.
O importante é vc se profissionalizar qto ao equipamento também. Uma Dslr de entrada da Canon/Nikon/Sony com uma lente básica e um bom flash dedicado ajuda muito. Lembre-se que vc enfrentará situações de baixas luzes onde uma compacta/prosumer deixará a desejar e que poderá ocasionar perdas de algumas fotos (uma delas pode ser crucial, já imaginou perder uma foto de uma criança soprando a velinha por dificuldade de foco?) Abraços e boas fotos.