quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lentes Canon EF x EF-S

02/07/08 - Graziela perguntou:
Tenho uma Canon Rebel 2000, com uma lente 28-105mm. Estou procurando uma 75-300mm ou similar (100-300, 90-300, 70-300). Andei cotando os preços pela internet, mas uma dúvida me consome. A minha lente, tem o ponto de encaixe (não sei se é assim que se chama aquele pontinho que indica a posição correta de colocar a lente) na cor vermelha. Vi algumas com este ponto branco e gostaria de saber se serviria na minha câmera. Obrigada mais uma vez!
Resposta:
Olhei as especificações da Canon Rebel 2000 e vi que ela aceita as lentes da Canon denominadas lentes EF (Electro-Focus). Essas lentes são as de ponto vermelho, compatíveis com as CANON analógicas linha EOS. As lentes com ponto branco são as EF-S. Elas foram criadas para se adaptar melhor aos formatos dos sensores digitais formato APS. Vi na relação de câmeras que aceitam as EF-S as digitais: 300D/Rebel; 350D/Rebel XT; 400D/Rebel XTi; 450D/Rebel XSi; 20D; 20Da; 30D e 40D, ou seja, não estava na lista a Rebel 2000. De qualquer maneira, para se certificar se ela vai aceitar ou não a lente, observe o corpo da câmera e veja se há dois pontos (um vermelho e um branco) pintados na câmera indicando a posição do encaixe. Se houver é porquê aceita, se você encontrar apenas o ponto vermelho é porquê ela aceita apenas as EF.