quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Calibração de Monitores - ICC Profile

Vejam abaixo este e-mail recebido do laboratório fotográfico Espaço Visual:

A calibração de monitores de vídeo é um assunto ainda desconhecido para muitas pessoas. Mas é muito importante pra quem precisa de fidelidade nas visualizações de fotografias e impressões.
Uma vez calibrado, o monitor vai mostrar as cores e tonalidades reais. E as impressões dessas imagens serão muito próximas do que se vê na tela do monitor. A calibração vai garantir fidelidade, desde a captura até a impressão das fotos.
Pode-se calibrar um monitor manualmente utilizando-se os recursos do Adobe Gamma, que vem com o Photoshop. Existem muitos sites com informações passo a passo sobre essa técnica, mas os resultados deixam a desejar pra quem precisa editar fotos profissionalmente. A melhor maneira de se calibrar monitores de vídeo é usar um colorímetro, instrumento que avalia e corrige com precisão a reprodução de cores de um monitor.
Somente a calibração feita com um colorímetro faz o monitor reproduzir as cores de acordo com os padrões definidos pelo International Color Consortium - o ICC.
Para a calibração utiliza-se um colorímetro e um software. O software do colorímetro testa os ajustes do monitor, gerando cores na tela. As cores geradas são lidas pelo colorímetro (fixado no centro da tela do monitor por ventosas ou por um suporte). O software avalia como as cores que estão sendo geradas são mostradas no monitor, compara com as cores padronizadas (ICC) e gera as informações de calibração.
Em seguida, altera os ajustes da placa de vídeo do computador para obter o melhor desempenho no monitor, corrigindo falhas na reprodução das cores. Todos esses ajustes irão formar o monitor profile, um arquivo repleto de informações sobre a reprodução de cores do seu computador, e que será lido na inicialização. Quando você liga seu computador, ele já carrega a calibração.
O resultado dessa calibração será tão mais preciso quanto melhor a qualidade do colorímetro.
Existem monitores que possuem recursos de autocalibração, e são muito utilizados na indústria gráfica. A calibração deve ser feita periodicamente, pois monitores se desgastam com o tempo de uso. O desgaste pode fazer com que monitores antigos não sejam mais calibráveis por não se conseguir chegar ao resultado desejado. A iluminação no ambiente de trabalho do monitor deve ser o mais suave possível, nenhuma luz deve incidir diretamente sobre a tela do monitor.
A maioria dos colorímetros funciona como descrito aqui. A sua aquisição é bastante recomendável, embora o custo ainda seja alto quando comparamos, por exemplo, com um computador PC.
O Espaço Visual oferece serviços de calibração para os clientes. O cliente nos traz seu computador (monitor, cpu, teclado e mouse) e em até 24 horas terá seu monitor calibrado. Cada calibração custa R$ 80,00.
Com seu monitor devidamente calibrado, ao enviar imagens para imprimir no Espaço Visual solicite serviços sem correção. Dessa forma, as imagens serão impressas de acordo com os padrões do ICC e serão fiéis ao que você vê no monitor. Todos os nosso equipamentos estão calibrados de acordo com essa padronização.
Atenciosamente,
André Dallari Guerreiro
SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente do Espaço Visual
R. Tangará 337 - Vila Mariana - São Paulo - SP
(11) 5084-6255/ 5539-6731 / 2770-0874
http://www.evisual.com.br/