quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Fotografando com cromo

05/05/09 - Graziela perguntou:
Ouvi falar no tal do cromo e agora não tem quem tire isso da minha cabeça!
Já sei q a fotometragem deve ser precisa, q a revelação é diferente, mas q pode ser em C41, mas estou tão insegura...não sei se encontrarei onde revelar em Porto Alegre (na minha cidade tenho certeza q não tem!), que alguns tipos de ampliação perdem muita qualidade... Se você puder me ajudar a esclarecer isso tudo... nossa!!!!! To horas pesquisando e não chego a conclusão nenhuma! Não quero jogar dinheiro fora, pelo contrário, tenho filmes q ainda não revelei por falta de...mas a curiosidade é mais forte!
Resposta do Eduardo:
Cromo ou Slide é um filme positivo onde vc vê a foto no próprio filme ao contrário do negativo. Como o processo de revelação é diferente desse último, está cada vez mais raro vc conseguir uma revelação decente. Aqui em Sampa temos a Capovilla e a Instan Color, já revelei por eles.
Existe esse problema de fotometria uma vez que o Cromo é menos tolerante que o negativo mas não é desesperador assim como falam. Sugiro que, se vc não tem muito as manhas, fotografe cedo ou no fim do dia e evite muito contraste numa cena. Caso não tiver jeito dê prioridade pras baixas luzes que a qualidade é muito boa.
Nessas fotos usei cromo Fujifilm Velvia ISO 50:
http://www.flickr.com/photos/eduikeda/308790032/
http://www.flickr.com/photos/eduikeda/293440980/
Revelação cruzada é revelar um cromo no processo C41, de filme comum. Dá uma bela "zoada" nas cores, criando um efeito artístico às fotos
Resposta da Beth:
Cromo e slide é realmente a mesma coisa. Os termos acabaram se diferenciando pois antigamente a publicidade só trabalhava com slide, ou seja, não adiantava fazer uma super foto em negativo colorido e levar a foto prá eles comprarem que se não estivesse em slide eles nem iriam querer ver. O mesmo se dava com os Bancos de Imagens.
Isso se dava por conta da qualidade do material e da precisão das impressões gráficas feitas a partir dele. Como as agências em geral compravam para imprimir em gráfica (folhetos, folders, posters, revistas, outdoors...) então os slides eram a preferência nacional.
Além disso, o pessoal de publicidade sempre preferiu formatos maiores que o filme 135 (também conhecido como 35mm) e isso acabou gerando uma diferenciação de termos: slide era o de 35mm e cromo os formatos maiores (formato 120 e chapas).
Fotografar com cromo realmente não é fácil pois ele praticamente não tem LATITUDE, ou seja, sua tolerância a erros é baixa ou nenhuma, além do que o slide, depois de revelado, é a própria foto positiva, que pode ser impressa em papel ou projetada com o auxílio de um "projetor de slides".
A revelação desse tipo de filme é a revelação E-6, que envolve alguns banhos químicos, dentre eles o "banho de reversão" que faz ele virar do negativo para o positivo.
Alguns fotógrafos (eu me incluo nesse bando) gostavam de utilizar o slide e, na hora de revelar, optar pela revelação C-41, conforme o Edu mencionou. Essa revelação é a do negativo colorido. Quando usada no slide as cores ficam bem alteradas e o filme, sem tomar o tal banho de reversão, fica negativo e pode ser passado diretamente para o papel num minilab comum. Porém as cores ficam bem alteradas e aí é que entra o tal "efeito artístico". Veja minhas praias esverdeadas no ensaio "Beira-Mar" em http://www.flickr.com/photos/bethbarone/sets/72157601568556748/detail/
Quanto à passagem para o papel há diversos processos.
Caso você revele o filme como manda o figurino (E-6) então esse filme positivo pode:
- Ser passado diretamente para o papel através do Processo Direto, hoje em dia menos comum pois depende de máquinas especiais para isso. A qualidade é ótima.
- Ser passado para o papel através da criação de um "internegativo". O slide original é re-fotografado com um negativo colorido que depois de revelado é passado normalmente para o papel. Esse processo perde qualidade.
- Ser passado diretamente para o papel com minilabs digitais. Processo mais atual.
Já se você revelar no C-41 seu slide vai ficar negativo e daí é só encontrar um minilab que els mesmos passam para o papel.