domingo, 17 de outubro de 2010

Filtros Infravermelhos

22/07/08 - Daniel perguntou:
Alguém sabe me dizer qual a diferença entre os filtros infravermelhos?

Resposta:
Com as câmeras analógicas era possível usar um filme infravermelho e fotografar aquela faixa do espectro de luz que o olho humano não vê. Com o sistema digital a coisa se complicou. Apesar da comercialização de filtros que permitem a captação dessa faixa de luz, nem todas as máquinas digitais são capazes de captá-la, e as que captam não o fazem todas da mesma forma. Há diferenças substanciais dentro da própria marca em vários modelos. Isto deve-se ao fato de as máquinas digitais terem um filtro de bloqueio de luz IR interno por cima do sensor já que a luz IR degrada a qualidade da luz visível numa fotografia. Portanto, diferentes câmeras deixam passar diferentes quantidades de luz IR, conforme o seu filtro interno é mais ou menos forte. As câmeras da marca Canon têm um filtro interno poderoso o que obriga o usuário desses filtros a utilizar tempos de exposição muito prolongados. Nas Nikon dizem que modelos como D100, D70 e D50 possuem filtros internos moderados, facilitando a captura. De qualquer maneira dei uma olhada no site da B&H para ver o que teriam à venda e, dentre as diversas opções, selecionei três modelos para traçar um comparativo:

099 Infrared Glass Filter Slim

Vi de cara um identificado como "099 Infrared Glass Filter Slim" que serve para se fotografar a cores, cujo efeito é o de bloquear todo verde e azul do espectro de luz e produzir interpretações abstratas das imagens.








093 (87C) Infrared Glass Filter

Outro é o "093 (87C) Infrared Glass Filter" que remove completamente o espectro visível indicado para fotografias forenses ou científicas, mas muito bem vindo para experimentações visuais.









Infrared Dark Red 092 (89B) Glass Filter

Outro: o "Infrared Dark Red 092 (89B) Glass Filter". Vi que este bloqueia apenas a luz visível acima de 650nm (nanómetros).