terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dúvidas sobre lentes

14/12/08 - Luciana perguntou:
Oie, Eu to querendo saber quais lentes valem a pena serem compradas, pois comprei uma 70-300mm 4-5.6 que nunca usei e me disseram esses dias q ela nw presta pra nada...rsrs pra q isso nw me aconteça mais gostaria de saber, quais são ass lentes mais uteis no dia dia.
Resposta:
Oi Luciana, a lente citada presta bastante e é recomendada para quem quer trazer elementos a distância para perto de você, como tirar fotos de bichos num zoológico, por exemplo, ou retratos sem se aproximar muito das pessoas. Ela não é a lente principal, pois no dia-a-dia a que vem com a câmera (em geral uma 18-55mm) é mais indicada.
16/12/08 - Luciana perguntou:
Oi Beth, e qual é a diferença entra uma 50mm normal e uma 50mm macro?? Estou com um catalogo de objetivas da nikon, tem 4 tipos 50mm são elas Af nikkor 50mm f1.8 D, Af-s nikkor 50mm F1.4G , Af Nikkor 50mm F1.4D e Nikkor 50mm F1.4S. Todas tem preços bem diferenciados, chegando a custar uma o dobro da outra...Estou muito intrigada, qual a direfença entre elas??? Se puder me ajudar...
Resposta:
Oi Luciana, a diferença entre a normal e a macro está no mecanismo de focalização. A macro permite focar mais perto do que a normal. As normais em geral fazem foco de 40cm até o infinito ou algo semelhante. Já as macro podem permitir focar bem mais perto.
A primeira coisa a fazer para avaliar esses preços é levantar essas distâncias mínimas de foco e traçar um comparativo. Pense se realmente é importante focar de pertinho prá você, pois, tirando isso essas 2 lentes (normal e macro) são basicamente iguais, podendo uma substituir a outra.
Outra informação: como em geral lentes macro são caras, se é para uso profissional o investimento realmente compensa, mas se for para uso amador, lembre-se que há os filtros close-up, por preços super convidativos, que podem ser rosqueados sobre as lentes que você já possui, permitindo focalizações bem próximas.
Outra diferença que implica diretamente no preço delas é o número f. Aberturas como f/1,4 são mais caras do que f/1,8. Ou seja, quanto menor esse número, maior o orifício do diafragma e maior o preço.
Daí o que precisa checar são os códigos da Nikon: G, D e S. Descobrir a que se referem e o quanto implicam no valor. Estou dando uma olhada no glossário da Nikon, veja o link http://imaging.nikon.com/products/imaging/lineup/lens/glossary.htm que lá há uma explicação sobre essas siglas.
17/12/08 - Luciana perguntou:
Obrigada pelas dicas, eu estava mesmo de olho nos filtros, o engraçado q aqui eles não são vendidos em kit, nesse caso qual o numero q vc acha q eu devo comprar, ou tem q comprar todos?? rs
Resposta:
Cada um deles permite chegar mais perto do que o outro. O ideal é que você vá na loja e experimente cada um deles para decider qual comprar. Se for comprar mais do que um, saiba que eles podem ser rosqueados um sobre o outro. Note que os kits costumam ser vendidos nos números 1, 2 e 4, justamente porquê para fazer o 3 basta rosquear o 1 sobre o 2 e assim por diante.