terça-feira, 5 de outubro de 2010

Configurações para fotografar um show à noite

Beth Barone
Foto feita em show do Gil em 1987
08/12/08 - Marcos perguntou:
Olá pessoal, tenho uma camera Fuji S9100 e não sei tirar fotos, já tem um anos q tenho a camera, mas nada de saber e não tenho coragem para sair lendo sobre o assunto. Agora estou precisando tirar fotografias noturnas de show. Vou para o show do Iron Maiden e quero tirar boas fotos, quais configurações que devo usar para tirar boas fotos e não perder nenhum momento? Quero sabe por exemplo: Qual abertura devo usar a noite? Qual velocidade? Qual o ISO? Alguem pode me ajudar?
Resposta:
Shows em geral são feitos sem flash. E considerando que você estará distante da banda (e não no palco) talvez o flash, se permitido, nem teria potência e alcance para iluminá-los. Sem flash o ideal é usar aberturas bem grandes, ou seja, números f pequenos, como f/1,8 ou f/2... enfim, o menor número que você tiver. O ISO deverá ficar alto. Faça testes a partir do 800. Se a foto ficar escura suba para 1600. Se ficar escura suba para 3200. Quanto à velocidade procure manter uma que congele o movimento da banda como 1/250seg. Boa sorte!