terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Você sabe o que é uma instalação?

Instalação "Entre os olhos e o deserto" - Miguel Rio Branco (1997)
No mundo das artes visuais, onde a fotografia já tem seu lugar assegurado, vemos hoje variações de apresentações que as tiram do seu suporte tradicional - em geral uma folha de papel bidimensional impressa afixada sobre algum suporte e pendurada na parede - para ganhar novas formas. Quantas vezes ficamos em dúvida se aquilo que estamos vendo é apenas uma projeção, um objeto fotográfico ou uma instalação...

Hoje me deparei com uma explicação muito clara sobre o que seria uma instalação, então seja para você se inspirar e fazer a sua ou seja apenas para você identificar na galeria se aquele trabalho que você está vendo é ou não uma instalação, leia o texto abaixo e reflita.

Instalação "8 cortes" - Carl Andre (1967)
"Esta obra é uma instalação, nome usado para designar trabalhos de arte que dependem diretamente do espaço físico onde se encontram. A experiência desse tipo de trabalho inclui a experiência do lugar onde ele está instalado. Seu sentido surge das relações assim estabelecidas, ou seja, de como os objetos interferem na percepção do espaço e de como o espaço interfere na percepção dos objetos. De modo geral, toda instalação implica no conceito de montagem, pois é a justaposição entre determinados materiais e componentes arquitetônicos, como chão, paredes e teto."

Nesta fotografia que mostra o trabalho "8 cortes" de Carl Andre, "vemos blocos de concreto organizados em um grande retângulo com várias áreas vazias. Essas áreas são percebidas como cortes porque recortam visões do piso e incluem-no  na totalidade do trabalho. O chão deixa de ser um fundo neutro ou mero suporte para a obra e passa a ser um dos elementos envolvidos na sua articulação. A instalação de Carl Andre nos faz ver o próprio lugar onde ela foi montada e, com isso, propõe que tomemos consciência de que a arte é quase sempre vista dentro de contextos institucionais, sejam museus ou galerias, que condicionam os valores atribuídos a ela."

Frente a isso, ao ver uma obra numa galeria de arte, pergunte-se:
- a montagem está envolvida na apresentação do trabalho?
- e o ambiente? ele também compõe a obra ou não?
Se a resposta for sim, trata-se de uma instalação.

Fonte: As citações entre aspas foram extraídas do CD-Rom do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação do SENAC, 2005.

Veja mais na Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais: verbete instalação.