quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lytro’s Light Field Camera - Conheça essa novidade


Tirar uma fotografia com o foco no lugar certo nem sempre é fácil para os fotógrafos iniciantes e a câmera da Lytro veio para resolver essa questão.

Segundo o fabricante, essa câmera faz a fotografia munida de uma série de microlentes que focam a imagem em toda sua extensão. São 11 milhões de raios de luz sendo capturados ao mesmo tempo. A imagem gerada é uma espécie de arquivo-vivo, como um arquivo RAW, que poderá ser manipulado em computador, decidindo-se o ponto de focagem após a foto ser tirada.

A Lytro foi fundada em 2006. Lytro Ren Ng, seu fundador, disse que "trata-se de algo simplesmente mágico" no campo da fotografia.

A câmera é essencialmente formada por um retângulo com um monitor LCD touchscreen onde podem ser ajustadas as configurações da foto. Na frente há uma lente com abertura f/2 e 8xs de zoom. A câmera tem apenas 2 botões: um para ligar e desligar e outro para o disparo.Todo processamento é feito através de um software simples.

As imagens geradas não são medidas em megapixels, mas sim em megarays (megaraios). Ela está sendo lançada com 11 megarays, o que equivaleria a 22 megapixels. Como a foto é pesada, a Lytro está oferecendo um espaço livre, on-line, em seu servidor para o usuário fazer o armazenamento das imagens. Seu software de edição de imagem está sendo fornecido inicialmente numa versão para Mac. Em breve lançarão uma versão para Windows.

Dois modelos já estão disponíveis para reserva: um modelo de 8Gb na cor azul ou grafite por 400 dólares ou o modelo de 16Gb na cor vermelha. O modelo de 8Gb armazena 350 fotos e o modelo de 16Gb armazena 750 imagens.

As câmeras podem ser encomendadas no site da Lytro e estarão à venda a partir de 2012.

Fonte: http://www.wired.com/gadgetlab/2011/10/lytro-camera/

Site da Lytro: http://www.lytro.com/