quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dicas de fotografia de viagens para iniciantes


D1956_10
Iglesia Catedral de Santiago do Chile - Foto de Beth Barone
Como julho é mês de férias, tenho recebido diversos e-mails pedindo dicas de como utilizar a câmera no modo automático de operação, sem correr grandes riscos de voltar para casa com fotos tremidas ou danificadas por falta de luz. Com isso resolvi postar aqui algumas dicas básicas:

1) Utilize a câmera no modo S (Nikon e Sony) ou TV (Canon)
Nesse modo a velocidade é você que escolhe e a câmera se incumbe de selecionar a abertura.
Para usar a câmera na mão (sem apoiar em tripé), utilize de 1/60s para mais.
Se sua lente tiver estabilizador de imagem (VR ou IS), deixe-o ligado para minimizar o problemas de tirar fotos tremidas.
Abaixo de 1/60s precisaria usar tripé ou apoio improvisado.

Se for fotografar pessoas andando, melhor usar 1/125s. ou mais.
Se for fotografar gente correndo ou dançando, melhor usar 1/250s ou mais.
Se for fotografar objetos parados dentro de museu (sem flash) e a velocidade 1/60s for insuficiente (aparecendo o LO no lugar da abertura ou a abertura piscando), utilize 1/30s ou 1/15s, mas tomando muito cuidado em segurar a câmera firmemente. Se tiver apoio, pode baixar o quanto for necessário.

Se for utilizar flash em restaurantes, ruas escuras, ambientes fechados, pessoas sob o sol do meio dia (para tirar as sombras do rosto), pessoas no contra-luz (para a pessoa não virar uma silhueta), deve-se erguer o flash e utilizar a maior velocidade permitida. Provavelmente será 1/200s.

2) ISO

Deixe automatizado que a própria câmera se incumbirá de subir e descer.
Vale a pena acessar o MENU e dar uma olhada em como estão as configurações de automatismo do ISO. Procure deixar o maior número de ISOs disponíveis para a câmera acessar.

3) WB = White Balance

Deixe automatizado, a câmera mesmo corrigirá os desvios de cor das lâmpas artificiais.

4) Foco

Se souber usar, opte por deixar o foco central e faça a focalização com o disparador a meio curso. Em seguida, com dedo mantendo esse disparador pressionado, desloque o elemento para os lados caso não queira tirar o elemento principal sempre no centro.
Se não souber fazer esse procedimento, deixe todos os pontos de focagem ativos que a própria câmera decidirá onde focar.

5) Disparo contínuo
Se for tirar fotos de cenas muito rápidas como crianças correndo, pássaros voando, pessoas dançando, etc... utilize o disparo contínuo (drive contínuo). Esse disparo funciona melhor na luz do sol, sem flash.
Boa viagem!