sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dicas de durabilidade e conservação de fotografias

Foto da série Beira-Mar de Beth Barone
Relendo uma publicação antiga sobre a SP-Arte, encontrei este texto sobre conservação e durabilidade de fotografias que pode ser do interesse de todos. O texto é de autoria de Sergio Burgi:

DURABILIDADE

"Esse é um problema que deve sempre ser pensado. Uma cópia em papel fotográfico cor, com gelatina e corante, tem qualidade baixa e, no máximo entre 40 e 50 anos, sofre inevitavelmente alterações na cor. Os papéis produzidos nas duas últimas décadas melhoraram um pouco isso, aumentando a durabilidade dessas fotografias em mais 10 ou 15 anos.

Já o preto-e-branco, ou seja, o papel à base de gelatina e prata, é mais estável. Papel fibra, menos industrializado, é muito melhor que o resinado, que com o tempo tende a se quebrar na superfície. Se o processo de ampliação for finalizado com um banho de selênio ou ouro, por exemplo, essas cópias podem ter durabilidade de mais de um século. A viragem em sépia, que na verdade é a transformação da prata contida no papel em sulfeto de prata, é extremamente estável também, mas obriga a uma opção estética nem sempre desejável.

Hoje em dia, após o surgimento das câmeras digitais, apareceu uma infinidade de papéis e tintas que estão revolucionando a impressão de fotografias. Muitos fabricantes utilizam a nanotecnologia para gerar uma camada no papel a ser impresso que, segundo eles, garante a estabilidade do processo por mais de um século. O resultado fica mais próximo da gravura que da fotografia, mas pode ser uma ótima solução para cópias de longa durabilidade, seja em cores ou em preto-e-branco. Pesquisas interessantes a esse respeito podem ser vistas no site www.wilhelm-research.com."

MOLDURAS

"Uma fotografia bem emoldurada pode garantir uma vida duradoura e saudável para a cópia fotográfica. Mas se a mesma for de má qualidade, poderá determinar estragos irreparáveis à obra. O passpatour, por exemplo, é fundamental. Ele tem duas funções: evitar que a cópia encoste no vidro e criar uma proteção de pH neutro (ele deve cobrir o verso da fotografia também). na parte de trás da moldura não deve jamais ser usado madeira ou materiais tipo eucatex (muito utilizado por alguns moldureiros). O ideal é algum material do tipo foam board. Entre o foam board e o passpatour, pode-se colocar um filme de poliéster.

O vidro com proteção contra raios UV é mais uma forma de proteger a obra. A fotografia deve ser fixada com cantoneiras e não deve levar nenhuma fita adesiva sobre ela. O ideal é que quando a moldura for desmontada a fotografia saia integralmente, sem nada que a prenda ao suporte. Manter o quadro a um centímetro da parede protege contra a umidade natural de qualquer superfície sujeita às mudanças de temperatura. Por isso, também é mais precavido optar por paredes internas do ambiente que não tenham a outra face voltada para o exterior, exposto ao sol e a chuva. Para obras mais delicadas o ideal é deixá-las em locais de baixa luminosidade, com a opção de se iluminar em momentos específicos com um dimmer."  
  
Fonte: Revista SP-Arte - Circuito de Fotografia - Sem data